Produção de milho da China estimada em alta em 2023-24
As importações de milho estão estimadas em 20 milhões de toneladas

Com uma maior área plantada e chuvas mais intensas, a estimativa da produção de milho da China para 2023-24 aumentou 4,2%, para 288,8 milhões de toneladas, de acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA. A alimentação de milho e o uso residual são estimados em 223 milhões de toneladas. As fábricas de rações deverão misturar mais milho nas rações devido à maior oferta local, aos preços domésticos mais baixos e aos preços mais baixos do milho importado, disse a FAS.
A procura para uso industrial aumentou 1 milhão de toneladas em relação à estimativa anterior, com o aumento dos lucros do etanol à base de milho. As fábricas de amido de milho operaram com uma capacidade média de 58% no último trimestre de 2023, um aumento de 7% em relação ao terceiro trimestre. “Espera-se também que as plantas de etanol alimentar e industrial operem com um nível de capacidade igualmente elevado em 2023-24 em comparação com os últimos dois anos”, disse a FAS.
As importações de milho estão estimadas em 20 milhões de toneladas, 3 milhões de toneladas abaixo da estimativa anterior. Os agricultores apelavam à suspensão das importações de cereais para proteger os rendimentos agrícolas, uma vez que os preços caíam abaixo do custo. A produção de trigo em 2023-24 foi ajustada para 136,6 milhões de toneladas, uma queda de 0,8%, ou 1,1 milhão de toneladas, em relação ao ano passado, devido a perdas aparentes devido às fortes chuvas que atingiram as principais áreas de cultivo pouco antes da colheita. A área cultivada com trigo aumentou 0,5%, mas os rendimentos caíram 1,3%, disse a FAS.