Produção de milho deve ser reduzida no Goiás
As cotações do milho apresentaram quedas persistentes no primeiro semestre
Segundo o Agro em Dados de julho da Seapa de Goiás, a colheita da safra de milho verão já foi concluída no estado, enquanto a segunda safra está em fase inicial, aguardando redução da umidade para iniciar as operações. Apesar de uma estimativa inicialmente otimista da Conab, a produção de milho em Goiás na safra 2023/24 deve ser reduzida, devido tanto ao encolhimento da área plantada quanto às condições climáticas adversas ao longo do ciclo de cultivo.
No mercado interno, as cotações do milho apresentaram quedas persistentes no primeiro semestre, permanecendo em patamares muito abaixo dos anos anteriores. Com o início da colheita e o aumento da oferta no mercado nacional, a tendência é de que os preços continuem baixos, com os compradores focados na recepção dos estoques adquiridos anteriormente.
No cenário externo, a valorização do dólar frente ao real pode aumentar a competitividade das exportações de milho brasileiro. Além disso, o desenvolvimento das lavouras de milho nos Estados Unidos é um fator crucial a ser monitorado, especialmente se confirmada uma boa safra e uma maior oferta global do cereal.