Produtor segura milho e preços se mantêm firmes
No mercado externo, os preços do milho operam em queda
Foto: Divulgação
A retração dos vendedores no mercado interno, motivada pelas atividades de plantio, tem limitado a oferta e mantido os preços do milho em níveis firmes nas principais regiões produtoras. Segundo levantamento do Cepea, a demanda doméstica está mais pontual, com negócios ocorrendo apenas para recomposição de estoques.
No mercado externo, os preços do milho operam em queda, pressionados pelas expectativas de maior produção global nas safras 2024/25 e 2025/26. No entanto, o ritmo forte de compras internacionais do milho dos Estados Unidos atenuou essas baixas.
Já no Brasil, os embarques de milho mostraram avanço em novembro. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que, até o décimo dia útil do mês, o país exportou 2,67 milhões de toneladas do grão, com média diária 7,6% superior à registrada em novembro de 2024. Caso esse ritmo seja mantido, as exportações podem atingir a marca de 5 milhões de toneladas no mês.
Nas lavouras, a semeadura da safra verão segue com bom desempenho. De acordo com a Conab, até 15 de novembro, 52,6% da área estimada havia sido semeada, avanço semanal de 4,9 pontos percentuais. Apesar disso, há um leve atraso de 0,4 ponto percentual em relação à média dos últimos cinco anos.