Produtores de algodão entram em temporada de preços baixos, alerta especialista
CI
Agronegócio

Produtores de algodão entram em temporada de preços baixos, alerta especialista

Palestra foi direcionada aos cotonicultores de MS

O engenheiro de produção e analista da Agroconsulte, Marcos Rubin, adverte que os produtores de algodão vão entrar a temporada com preços baixos. Os esclarecimentos foram dados durante palestra realizada na quinta-feira (17.07), em Mato Grosso do Sul. O evento antecedeu o Dia do Algodão 2014 em MS.

O especialista não levou boas notícias aos produtores rurais, principalmente aos cotonicultores, para quem foi dirigida a palestra. Rubin mostrou em gráficos os estudos de mercado atual do algodão, onde aponta a intervenção do governo da China nos últimos anos, aumentando significativamente o estoque do fio natural, o que causou aumento do preço nos últimos dois anos.

Agora a realidade é outra, não se sabe o que fará a China com o seu alto estoque, em torno de 12 milhões de toneladas e o mercado já reage a esta dúvida, baixando o preço. Ainda existe a possibilidade de boa safra nos Estados Unidos.

Outro fator que força o preço para baixo é o fio sintético, cada vez mais presente no mercado, e por ser mais duas vezes mais barato é procurado pela indústria têxtil. O Brasil deverá colher à safra 2013/14 com produtividade abaixo do esperado, mas insuficiente para influenciar significativamente nos preços.

Mato Grosso do Sul é um dos estados mais produtivo e está em quarto lugar na área plantada, em torno de 37 mil hectares, mas a produtividade é uma das mais altas. Neste ano deverá fechar em 280@/hectares do algodão em caroço.

Na safra 2014/15 haverá ligeiro aumento do consumo, mas ainda estará abaixo do que era industrializado há oito anos, apontou o analista Rubin.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink