CI

Produtores de algodão entram em temporada de preços baixos, alerta especialista

Palestra foi direcionada aos cotonicultores de MS


O engenheiro de produção e analista da Agroconsulte, Marcos Rubin, adverte que os produtores de algodão vão entrar a temporada com preços baixos. Os esclarecimentos foram dados durante palestra realizada na quinta-feira (17.07), em Mato Grosso do Sul. O evento antecedeu o Dia do Algodão 2014 em MS.

O especialista não levou boas notícias aos produtores rurais, principalmente aos cotonicultores, para quem foi dirigida a palestra. Rubin mostrou em gráficos os estudos de mercado atual do algodão, onde aponta a intervenção do governo da China nos últimos anos, aumentando significativamente o estoque do fio natural, o que causou aumento do preço nos últimos dois anos.

Agora a realidade é outra, não se sabe o que fará a China com o seu alto estoque, em torno de 12 milhões de toneladas e o mercado já reage a esta dúvida, baixando o preço. Ainda existe a possibilidade de boa safra nos Estados Unidos.

Outro fator que força o preço para baixo é o fio sintético, cada vez mais presente no mercado, e por ser mais duas vezes mais barato é procurado pela indústria têxtil. O Brasil deverá colher à safra 2013/14 com produtividade abaixo do esperado, mas insuficiente para influenciar significativamente nos preços.

Mato Grosso do Sul é um dos estados mais produtivo e está em quarto lugar na área plantada, em torno de 37 mil hectares, mas a produtividade é uma das mais altas. Neste ano deverá fechar em 280@/hectares do algodão em caroço.

Na safra 2014/15 haverá ligeiro aumento do consumo, mas ainda estará abaixo do que era industrializado há oito anos, apontou o analista Rubin.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.