CI

Produtores de HF ganham nova tecnologia contra Requeima e Míldio

Patógenos são considerados “os mais devastadores para as plantas na história da humanidade


Foto: BASF

As principais doenças fúngicas que ameaçam a produtividade de horticultores e fruticultores são causadas por fungos da classe dos oomicetos, que provocam doenças como a requeima em batata e tomate, além de míldio em uvas. Esses patógenos são considerados “os mais devastadores para as plantas na história da humanidade”, de acordo com Rodrigo Pifano, gerente de Marketing de Hortifruti de Soluções para Agricultura da BASF.

De acordo com ele, a requeima destruiu a batata – base da alimentação europeia – em meados do século XIX causando fome, mortes e correntes imigratórias. No entanto, esses problemas não ficaram no passado: Ainda hoje estes micro-organismos podem destruir completamente uma lavoura em poucos dias. “Em áreas com alto nível de infecção e controle ineficiente, os prejuízos podem chegar a 100%”, alerta. 

Isso ocorre devido à alta agressividade e à rápida multiplicação dos oomicetos em condições favoráveis. Em uma temperatura amena, entre 15º C a 22º C, e com alta umidade 90%, por exemplo, os fungos encontram o ambiente ideal para se estabelecer, explica o especialista.

NOVA TECNOLOGIA

A batalha contra esses inimigos históricos dos produtores de hortifrúti ganhou um novo capítulo recentemente, com o lançamento do fungicida Zampro®?, que pode conferir uma importante defesa contra essas ameaças. “Com o seu forte ‘escudo’ preventivo em condições climáticas de alta pressão das doenças, e com a sua composição com duplo modo de ação, o fungicida confere alta eficácia no controle dos fungos da classe oomicetos”, aponta Rodrigo Pifano.

O gerente de Marketing de Hortifruti de Soluções para Agricultura da BASF destaca que o principal diferencial do Zampro®? é sua ação de controle em todas as fases dos fungos oomicetos. Como o lançamento possui um novo ingrediente ativo, esse fungicida torna-se importante no manejo de resistência. Além disso, é visível sua facilidade e praticidade de uso no campo, bem como alta seletividade à cultura principal.

“O Zampro é a combinação de dois ingredientes ativos: a ametoctradina e o dimetomorfe. São moléculas confiáveis e altamente ativas contra as doenças causadas por oomicetos, demonstrando excelente seletividade e uma ação preventiva ‘premium’”, explica o especialista. 

A ametoctradina é um inovador inibidor do Complexo III, pertencente a uma nova classe química, sendo uma nova ferramenta para o controle da resistência, além de ter um perfil regulatório “muito favorável”. Já o Dimetomorfe é um ingrediente ativo reconhecido no mercado que interfere na formação da parede celular (síntese celular) dos fungos Oomicetos, de forma sistêmica translaminar, com ação até na fase de esporulação.

O Zampro®? possui registro no Brasil para as culturas: batata, tomate, uva, cebola, alho, melão, melancia, abóbora, abobrinha, chuchu, pepino e plantas ornamentais. “São culturas que tem incidência com doenças Oomicetos, que causam prejuízos aos horticultores”, conclui Rodrigo Pifano.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7