CI

Produtores do Espírito Santo conseguem alta rentabilidade

Produtor de Santa Maria de Jetibá-ES, Flávio Discher, planta o Vero em campo aberto desde 2018


Foto: Eliza Maliszewski

De formato mais alongado, com sabor e consistência diferenciada, maior conservação pós-colheita (durabilidade) e firmeza, o Vero é a nova variedade de tomates para os produtores, varejos e consumidores. “Trabalhamos com um produto bastante versátil e que se adapta às diferentes regiões de plantio no Brasil e sistemas de cultivo”, destaca Ayrton Tullio Junior, Diretor Executivo da Horticeres Sementes.

Em busca de uma variedade que atendesse as necessidades do mercado de tomate italiano, como formato e qualidade de frutos, o produtor da região de Venda Nova do Imigrante-ES, Bruno Henrique Bellon Cesconetto adotou o Vero em sua plantação, em 2016. “O Vero sempre apresentou maior produção em relação aos concorrentes, tanto que no campo aberto já era a única variedade cultivada. Quando comecei o plantio em estufa, testei junto a outros dois tipos de tomates e o Vero obteve uma produtividade 25% maior, caracterizando uma maior rentabilidade”, explica Cesconetto.

Outro produtor da mesma região e que também cultiva o Vero há três anos é Silvano Carcabini Rodrigues. Para ele, o Vero é um produto muito resistente, que possui uma ótima padronização, excelente pegamento de frutos por penca e uma perfeita coloração. “Hoje, ele representa 100% do plantio de tomate italiano e possui uma alta produtividade, em média, 15% a mais do que os outros tomates”, explica Rodrigues.

O produtor de Santa Maria de Jetibá-ES, Flávio Discher, planta o Vero em campo aberto desde 2018. “O fruto apresenta uma excelente produção e se destaca na qualidade e no sabor, proporcionando um grande aumento nas minhas vendas nas feiras livres e no CEASA. Além disso, é um material que suporta satisfatoriamente as doenças que afetam as folhas das plantas”, finaliza Discher.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.