CI

Produtores participam do Dia Técnico da Mandioca na região Cento-Norte do Tocantins

Nesta terça-feira, 19, a partir das 9 horas, o evento ocorre no Salão Paroquial da Igreja Católica, em Brasilândia do Tocantins, região Centro-Norte do Estado


Foto: Marcel Oliveira

A produção de mandioca é uma atividade presente nos 139 municípios tocantinenses, sendo além de grande geradora de renda,  fonte de alimento para milhares de agricultores, incluindo o consumo in natura e processada (farinha, fécula e produtos derivados).  Para reforçar ainda mais essa atividade, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realiza em diversos municípios Dia Técnico da Mandiocultura.  Nesta terça-feira, 19, a partir das 9 horas, o evento ocorre no salão Paroquial da Igreja Católica, em Brasilândia do Tocantins, região Centro-Norte do Estado.

Para a Engenheira e  Gerente de Agricultura da Seagro, Eliane Lagares, essas atividades fortalecem a produção de mandioca no Estado, pois é uma cultura geradora de renda para milhares de agricultores. “Essa é mais uma ação do Convênio entre Secretaria da Agricultura e MAPA que visa o Desenvolvimento das boas práticas agrícolas de produção e beneficiamento nas culturas da mandioca, e também do arroz e feijão no Tocantins”, explicou.

Produção 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa cadeia produtiva vem crescendo no Tocantins, contamos com um cultivo de 15.160 mil hectares de área plantada, uma produção de aproximadamente 235 mil toneladas de mandioca e  alcançamos uma produtividade média de mais de 16 mil quilos por hectare.
Convênio

O evento é direcionado a técnicos, produtores e interessados, fruto de um Convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Seagro e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (MAPA). 

Parceiros

Participam do evento, o MAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Unicatólica, as Prefeituras de Brasilândia e Cariri do Tocantins.

PROGRAMAÇÃO

09:00h – Abertura
09h:30min – Boas Práticas Agrícolas na Produção de Mandioca – Eliane Regina Archangelo/Drª em Fitotecnia - UNICATOLICA
10h:10min - Controle de Ervas Daninhas - Eliane Regina Archangelo/Drª em Fitotecnia - UNICATOLICA
10h:50min – Utilização da Mandioca e Subprodutos na Alimentação Animal - Jonahtan Chaves Melo – Zootecnista/PhD em Ciência Animal Tropical – UNICATÓLICA
11h:30min – Como Aumentar a Sua Renda com a Produção de Mandioca - José Vieira Jucá – Engenheiro Agrônomo – Prefeitura de Cariri do Tocantins

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.