CI

Produtores rurais se preparam com cursos e maquinários para enfrentar queimadas

O período proibitivo contra queimadas em Mato Grosso está vigente há 15 dias


Foto: Marcel Oliveira

O período proibitivo contra queimadas em Mato Grosso está vigente há 15 dias, mas a preparação dos produtores rurais para enfrentarem a seca neste ano iniciou há 10 meses. Desde setembro de 2019, trabalhadores da região do Vale do Araguaia recebem treinamentos para o combate ao fogo, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os sindicatos rurais.

Ao todo, foram realizadas sete capacitações em seis municípios do leste do Estado, até o início das restrições para combate e prevenção à Covid-19. Os cursos são direcionados tanto à formação de brigada de incêndio quanto para prevenção e controle do fogo na agricultura, treinamentos que orientam os trabalhadores sobre como agir em situações de incêndio na lavoura e nos armazéns.

Além das capacitações, parte dos maquinários das propriedades é adaptada para o combate ao fogo. Caminhões pipa com capacidade a partir de 10 mil litros de água e pulverizadores agrícolas são algumas das estratégias. "Princípios de incêndio são comuns por conta do clima, da palhada do milho e do aquecimento das máquinas na colheita, por isso, sempre tem alguém da equipe por perto, pronto para não deixar o fogo se espalhar", afirmou o produtor e presidente do sindicato rural de Querência, Gilmar Wentz.

O produtor Endrigo Dalcin sentiu na pele o impacto das queimadas em Nova Xavantina, há três anos. Um prejuízo estimado em R$1.500 por hectare de milho plantado e reflexos negativos que afetaram as safras posteriores. "Na safra de soja daquele ano tive um prejuízo de seis sacas por hectare, sem contar que a área leva quatro anos para se recuperar completamente. Nas partes afetadas pelo fogo, tivemos que começar do zero".  

Segundo o produtor que atualmente também é o presidente do Sindicato Rural no município, apesar da maioria dos treinamentos terem sido suspensos por conta da pandemia, as orientações continuam sendo repassadas. "Orientamos para que as colheitas sejam feitas nos horários menos quentes do dia e para os produtores fazerem os aceiros, principalmente nas fronteiras com áreas indígenas e estradas".

Em Água Boa, o Sindicato Rural tem utilizado os meios de comunicação para se aproximar dos produtores. "Fizemos trabalhos de conscientização com o produtor e vamos às rádios futuramente", afirma o presidente, Antônio Fernandes de Mello.

Programações - Em 2020, o início do período proibitivo foi antecipado de 15 para 1º de julho, para minimizar os riscos de poluição do ar durante a pandemia de Covid-19. O encerramento está programado para o dia 30 de setembro, mas pode ser prorrogado.

De acordo com o supervisor do Senar-MT na Regional de Querência, Kleber Muller, já estão programados os treinamentos para o próximo ano. "Em setembro, estão previstas duas capacitações de formação de brigada de incêndio visando o período de seca em 2021", diz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.