CI

Produtores sofrem com o ataque da ferrugem da soja em Nova Mutum (MT)


Se não bastassem as perdas provocadas pelo excesso de chuvas, alguns produtores de Nova Mutum, no Mato Grosso, tiveram perdas também com a ferrugem. Embora os produtores já estivessem preparados para o ataque da doença, que este ano chegou mais cedo que o previsto, muitos ainda tiveram problemas nas plantações.

Segundo a Secretaria de Agricultura, que fez um acompanhamento de perto da situação, as perdas foram insignificantes e não respondem quase nada pelos prejuízos. “Foram apenas alguns pequenos produtores, menos orientados, que tiveram pelo menos a metade de suas plantações perdidas por causa da ferrugem”, disse o coordenador do Meio Ambiente, Francisco de Moraes Filho. A teimosia, segundo ele, foi a principal causa do prejuízo. “Estes produtores achavam que a ferrugem não é um bicho de sete cabeças e não fizeram o controle, aplicação de fungicidas como deveria ser feito, então, por isso tiveram perdas. Foi pura teimosia mesmo”, ressaltou.

De acordo com ele, a maioria dos produtores de Nova Mutum fez o controle da doença como deveria ser feito e muito mais atentos, pois foram bem informados dos perigos e se armaram, literalmente, para combatê-la. “Os produtores não pouparam em fungicidas, fizeram um monitoramento rigoroso, pois isso deve ser feito constantemente e sempre que necessário aplicam o fungicida para evitar o ataque da doença que é muito prejudicial e está instalada na região”, ressaltou.

No ano passado a ferrugem trouxe um prejuízo de 15% aos produtores em Nova Mutum. Índices que devem ser os mesmos este ano mas devido às chuvas. O município que plantou 350 mil hectares e previa uma colheita de 52 sacas por hectare, ou seja, cerca de 1,1 milhão de toneladas, agora deve alcançar uma produtividade de 48 sacas por hectare em média. O que deve render uma produção de cerca de 1 milhão de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.