Programa capacita jovens para práticas agrícolas sustentáveis em SP

Agronegócio

Programa capacita jovens para práticas agrícolas sustentáveis em SP

O objetivo do Programa é divulgar conhecimentos e proporcionar a apropriação de tecnologias de forma a capacitar os jovens agricultores para que se fixem no campo e ampliem suas rendas familiares através de uma produção rural sustentável
Por: -Janice
175 acessos
Na semana de 13 a 17 de julho um grupo de 23 jovens, com idades entre 15 e 18 anos, residentes na zona rural dos municípios de Botucatu, Guareí, Torre de Pedra e Angatuba, no Estado de São Paulo, participam da primeira etapa do Programa Intervivência Universitária, coordenado pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.

O objetivo do Programa é divulgar conhecimentos e proporcionar a apropriação de tecnologias de forma a capacitar os jovens agricultores para que se fixem no campo e ampliem suas rendas familiares através de uma produção rural sustentável.

Além da capacitação produtiva, o programa busca conscientizar os participantes sobre a valorização da saúde do indivíduo e a importância da conservação do ecossistema, para que contribuam com o processo de recuperação e gestão ambiental da Área de Proteção Ambiental da região de Botucatu.

Outro objetivo do programa é aproximar o meio rural do meio universitário, de maneira a possibilitar um maior intercâmbio de informações, a identificação das problemáticas atuais do jovem no campo e a troca de experiências.

O programa é dividido em cinco módulos, realizados sempre em períodos de férias escolares. O primeiro módulo, “Saúde e nutrição” terá atividades com os temas voltadas para: primeiros socorros e curativos; intoxicação por defensivos agrícolas; envenenamento por animais peçonhentos; segurança do trabalho; legislação trabalhista; nutrição e cultivo, uso e importância de plantas medicinais.

Todas as atividades serão realizadas com apoio de material didático a ser repassado aos alunos em sala de aulas, no campo ou em laboratórios. O material didático utiliza linguagem apropriada para o público-alvo e foi elaborado exclusivamente para o projeto por profissionais, alunos da pós-graduação e graduação atuantes nas instituições envolvidas no projeto, incluindo as quatro unidades da Unesp de Botucatu.

Os próximos módulos, com os temas “Empreendedorismo e Gestão da Propriedade Rural”, “Ecologia e Utilização dos Recursos Naturais”, “Tecnologia e Produção Agrícola” e “Exploração Agropecuária” estão programados para dezembro de 2009 e janeiro e fevereiro de 2010.

São instituições colaboradoras do Programa Intervivência Universitária: as empresas júniores Cenagri Jr e Ejenutri; os alunos do Programa de Educação Tutorial dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da FCA; o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp (Cevap); o Sindicato Rural de Botucatu; a Pastoral de Botucatu; o escritório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) em Botucatu e a Faculdade Unifac. As informações são da assessoria de imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu – FCA.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink