Programa de Aplicação Responsável da Dow treina 1.904 produtores no primeiro semestre
Desde 2010, o programa já teve mais de 9.400 participantes treinados nas cinco macrorregiões do Brasil
Para o segundo semestre, estão programados 168 treinamentos em outras regiões do Brasil. Os eventos já estão ocorrendo em cidades de Goiás desde o início de julho e se estenderão a toda a região centro-oeste até o final do ano.
“O objetivo é focar na qualidade das aplicações através do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI), reduzir o risco de deriva e garantir a eficácia das aplicações de agroquímicos com a adoção de medidas seguras como a correta manutenção e calibração dos pulverizadores”, explica Ulisses Gandolfo, engenheiro agrônomo da UNESP.
Em 2014, o Programa de Boas Práticas Agrícolas percorreu 168 municípios, em 16 estados, somando mais de 4.600 participantes, entre aplicadores, técnicos e outros envolvidos diariamente com o cultivo. Em 2011, o programa recebeu o Prêmio Mérito Fitossanitário, realizado pela ANDEF, na categoria “Boas Práticas Agrícolas”.
Para o produtor rural Leandro de Mello e Silva Carneiro, Gerente da S/A Agro Industrial Eldorado (Uberlândia/MG), esse tipo de treinamento revisa práticas já utilizadas na propriedade e apresenta novas técnicas de aprimoramento da qualidade de pulverização. “A técnica de calibração apresentada, sem dúvida, é um processo que nos traz muito mais agilidade”, afirma Carneiro.
A coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, Ana Cristina Pinheiro, destaca o aumento no número de treinamentos e sua a importância para a sustentabilidade do agronegócio: “Esse ano teremos um aumento de 40% no número de treinamentos. Temos como meta disseminar a um número cada vez maior de profissionais a importância das boas práticas agrícolas com foco nos conceitos de tecnologia de aplicação”.