Programa do Sistema Faeg/Senar vira modelo para projeto nacional
O Programa Empreendedor Rural (PER) será adotado em nível nacional pela CNA
O evento que começou na última quarta-feira (14) se estende até amanhã (16) na Pousada do Ipê. Participam do encontro cerca de 500 pessoas entre dirigentes de Sindicatos Rurais goianos e lideranças rurais para tratar das metas para 2012 das entidades que compõem o sistema sindical patronal rural em Goiás.
O PER foi criado em Goiás para desenvolver e estimular a competência pessoal dos empreendedores do agronegócio, de forma a ampliar os conhecimentos e as práticas em relação à gestão do negócio agrícola. “Dentro de uma perspectiva de visão empresarial profissional apurada, queremos fortalecer a capacidade de lideranças voltadas às transformações sociais, políticas e econômicas necessárias ao setor e à sociedade”, destacou José Mário.
De acordo com o presidente, o Programa foi estruturado em Goiás pela importância do agronegócio no Estado, pela necessidade de reconversão das propriedades rurais em relação à rentabilidade, formação de novas lideranças e aperfeiçoamento da visão empresarial. O diretor técnico do Sebrae, Wanderson Portugal, falou sobre a parceria do Sistema Faeg/Senar com o Sebrae e da importância do produtor rural se profissionalizar por meio de programas como o PER.
Segundo ele, o PER é um bom exemplo de parceria que deu certo. “O produtor precisa olhar a propriedade como empresa e se enxergarem como empresários, mudando assim, sua postura e atuação profissional”, define. Dessa forma, segundo Wanderson, o produtor estará mais apto e preparado para o mercado competidor.
Agora pela manhã o encontro segue com a programação prevista. O evento que se estende até a próxima sexta-feira (16) reúne dirigentes de Sindicatos Rurais goianos e lideranças rurais para tratar das metas para 2012 das entidades que compõem o sistema sindical patronal rural em Goiás.