CI

Programa lança nova estufa para pesquisa em adjuvantes

Estufa ficará pronta em 60 dias


Foto: Pixabay

O programa ‘Adjuvantes da Pulverização’ anunciou a construção de uma moderna casa de vegetação ao lado de seu laboratório na cidade paulista de Jundiaí, com o objetivo de ampliar pesquisas sobre desempenho de produtos. A iniciativa é do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e é financiado com recursos privados. 

“Adjuvantes têm por função potencializar a pulverização e/ou a ação de defensivos agrícolas nas plantas em geral, agregando efeitos do tipo espalhante, umectante ou penetrante”, resume Hamilton Ramos, pesquisador científico do CEA/IAC e coordenador do programa Adjuvantes da Pulverização. 

De acordo com ele, essa estufa ficará pronta em 60 dias. A nova unidade de pesquisas, acrescenta ele, permitirá estender a amplitude de análises acerca da funcionalidade de adjuvantes agrícolas sobre cultivos como feijão, milho, soja e outros. “Teremos condições de reproduzir, na estufa, aos ambientes de produção de cultivos cujos ciclos reprodutivos, em nível de campo, ocorrem em diferentes épocas”, completa. 

Ramos destaca que adjuvantes agrícolas fabricados no Brasil não contam com registro no Ministério da Agricultura. “Não há controle regulatório, daí a necessidade de o próprio mercado buscar meios para assegurar a qualidade de produtos do gênero comercializados no País”, diz ele. “Associar um adjuvante de funcionalidade duvidosa a um defensivo agrícola de boa qualidade pode pôr a perder o investimento no controle de pragas, doenças e plantas daninhas”, finaliza Hamilton Ramos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.