CI

Programa para recuperar lavoura de cacau


O Senado aprovou em regime de urgência um projeto que prorroga em mais 270 dias o Programa de Recuperação de Lavoura Cacaueira, que se encerraria no final do mês. A aprovação do texto permitirá que o estado da Bahia continue avalizando os empréstimos contraídos pelos produtores rurais. A Bahia detém 90% da produção nacional de cacau.

Autor do projeto, o senador baiano César Borges (PFL) explicou que a atual etapa do programa tem uma disponibilidade de recursos da ordem de R$ 90 milhões, dos quais R$ 60 milhões já estão comprometidos.

A prorrogação, segundo o senador baiano, vai evitar o temor dos produtores em requisitar operações de crédito. "O aval do Estado vai permitir a revitalização da economia cacaueira na região", afirmou o parlamentar.

Vassoura-de-bruxa

Em todo o Estado da Bahia existem 300 mil hectares dedicados à produção do cacau que necessitam de recuperação depois dos prejuízos causados pela infestação da praga vassoura-de-bruxa. Só 130 mil hectares estão sendo recuperados com recursos próprios dos agricultores. Desde o surgimento da doença, a produção do líquor, da manteiga e da torta de cacau caiu mais de 70%.

A Bahia chegou a produzir 300 mil toneladas anuais e a gerar 250 mil empregos. A estimativa para este ano é de, no máximo, 120 mi toneladas. A indústria nacional absorve cerca de 200 mil toneladas e o restante tem sido importado, principalmente da Indonésia.

"Nossa recuperação tem sido gradual e lenta", afirmou o senador César Borges. De segundo produtor mundial durante a década de 80, o Brasil agora ocupa o modesto quinto lugar no ranking. Os produtores do setor de cacau ainda querem conseguir do governo federal mais incentivos.

César Borges contou que pretende apresentar um projeto criando um fundo de aval do governo para as operações de crédito destinadas à recuperação das lavouras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.