CI

Programa Turismo Rural do Senar-RS apresenta seus resultados na Expointer

Um cenário real da “Rota dos Tropeiros” de Candelária, vai ilustrar como produtores rurais aliaram o turismo às atividades nas propriedades promovendo uma nova alternativa de renda


Identificar possíveis oportunidades de explorar o turismo responsável nas propriedades rurais, valorizando as belezas rurais gaúchas transformando-as em atrativos turísticos faz parte da proposta do Programa Turismo Rural que o Senar estará destacando em seu estande durante a Expointer 2010.

Um cenário real da “Rota dos Tropeiros” de Candelária, região centro-serra do Estado vai ilustrar como produtores rurais do município aliaram o turismo às atividades nas propriedades promovendo uma nova alternativa de renda depois de terem participado do programa.

Os visitantes da Expointer poderão conhecer os nove pontos do roteiro através dos painéis e do cenário montado no estande do Senar. “Escolhemos um dos mais de 20 roteiros consolidados com o auxilio do programa para mostrar os bons resultados que o Senar promove àqueles que querem investir nesta proposta” – explica o superintendente do Senar-RS, Carlos Alberto Schütz.

No programa, os produtores participaram de 220 horas de treinamentos divididos em nove módulos de aprendizagem, que contemplam desde a identificação de oportunidades e negócios até a consolidação das ações desenvolvidas. Desde sua criação em 2005, o Programa já ministrou 472 treinamentos atingiu 4.752 pessoas e formou 1.008 empreendedores rurais em 69 municípios do Rio Grande do Sul.

Em todos os dias da Expointer, técnicos do Senar estarão promovendo apresentações com dicas de como proceder para transformar uma propriedade rural num atrativo ponto turístico, além de prestarem informações sobre o programa. As apresentações acontecem todos os dias durante a Expointer no estande do Senar-RS pela manhã às 10h e de tarde, às 14h30min.

ROTA DOS TROPEIROS - Situado em Candelária, a Rota dos Tropeiros é contextualizada por belos cenários rurais de montanhas e campo junto ao Aqueduto, com 79 arcos em estilo romano e abrange ponto de venda de artesanato local; o Horto Medicinal Girassol, com visitação aos processos de cultivo agroecológico. No local se conhece plantas medicinais e aprecia-se a culinária alemã; o Sítio Rodeio da Figueira, agroindústria de derivados da cana-de-açúcar; o Museu Rural Hening, que representa o histórico da colonização alemã em Candelária; Estrada dos Tropeiros, ponto de visitação tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1988; a Ponte do Império, visitação à história dos tropeiros que percorriam as estradas; o Moinho Colonial Ponte do Império, que ainda funciona; a Rota Aventuras, agência de turismo que disponibiliza atividades como rafting, rapel e canionismo, e a Ponte Pênsil.

O nome do roteiro foi escolhido pelos produtores rurais em alusão a estrada que corta a comunidade, pois era uma antiga Rota dos Tropeiros que seguiam por ali com destino a Rio Pardo, na época um grande pólo econômico e militar.

As informações são da assessoria de imprensa do Senar-RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.