CI

Proibir glifosato tiraria lucro, diz estudo australiano

Muitos agricultores australianos usam glifosato junto com paraquat


Foto: Divulgação

A proibição dos controversos herbicidas glifosato e paraquat custaria aos agricultores centenas de milhares de dólares anualmente, concluiu a pesquisa da Universidade da Austrália, à medida que aumenta a pressão para que os agricultores adotem medidas alternativas de controle de ervas daninhas. O glifosato, vendido como Roundup, foi proibido em dezenas de países em todo o mundo e por vários governos locais australianos devido à sua toxidade para os humanos. 

Muitos agricultores australianos usam glifosato junto com paraquat, um herbicida mais tóxico, para matar ervas daninhas antes de semear suas safras. Isso levou à pesquisa de Alison Walsh da University of Western Australia e do professor Ross Kingwell, economista-chefe do Australian Export Grains Innovation Centre, para modelar os resultados para os agricultores na região Wheatbelt de WA se os herbicidas fossem proibidos. 

"As perdas [de uma fazenda Wheatbelt de 3.750 hectares] podem chegar a centenas de milhares de lucros", disse Walsh. Essas perdas seriam maiores se os herbicidas fossem proibidos na Austrália, mas não em todo o mundo, pois isso colocaria os agricultores australianos em desvantagem sem aumentar os preços internacionais dos grãos. 

Em 2019, a empresa farmacêutica Bayer, que vende o Roundup, estimou que "cerca de US $ 400 milhões em produtos à base de glifosato eram vendidos no mercado australiano a cada ano [tornando-o] o produto químico agrícola mais vendido no mercado australiano". Em 2020, a Bayer pagou US $ 10,9 bilhões em acordos sobre uma ação judicial alegando que o glifosato causa câncer. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.