CI

Projeto busca desenvolver o cultivo de lúpulo

O objetivo é reduzir a dependência externa e integrar o pequeno produtor à indústria


Foto: Divulgação

Na terça-feira (03/04), o secretário Guilherme Piai, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, recebeu representantes do Grupo Petrópolis para discutir um projeto inovador que visa desenvolver o cultivo de lúpulo no estado. A iniciativa, considerada pioneira, tem como objetivo reduzir a dependência do país da importação dessa matéria-prima essencial para a produção de cerveja, conforme informações da Secretaria de Agricultura de São Paulo.

Atualmente, apesar de liderar o maior número de cervejarias registradas no país, com 387 estabelecimentos, mais de 90% do lúpulo utilizado na produção de cerveja é importado dos Estados Unidos e da Alemanha, conforme dados do Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O Brasil enfrenta desafios climáticos para o cultivo do lúpulo, já que as condições ideais exigem baixas temperaturas, altitude e alta incidência de luz solar. Com apenas 14 horas de luz por dia, o país não oferece as mesmas condições encontradas no hemisfério norte, onde o cultivo de lúpulo é mais robusto.

Diante desse cenário, a Secretaria de Agricultura de São Paulo busca criar um amplo ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia para viabilizar o cultivo do lúpulo no estado. O projeto tem como objetivo impulsionar a produção local dessa planta, contribuindo para a autossuficiência na matéria-prima cervejeira e fomentando a economia regional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7