Projeto de bioinsumo catarinense conquista o Prêmio Finep
A tecnologia utiliza microrganismos benéficos
A tecnologia utiliza microrganismos benéficos - Foto: Pixabay
Uma empresa de biotecnologia de Santa Catarina foi uma das vencedoras da etapa Sul do Prêmio Finep de Inovação 2025, iniciativa que reconhece projetos de destaque no ecossistema nacional de ciência e tecnologia. A Symbiomics conquistou o prêmio na categoria Cadeias Agroindustriais Sustentáveis, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em cerimônia realizada na sede da FIESC, em Florianópolis.
O projeto premiado desenvolve um bioinsumo inovador à base de uma comunidade microbiana sintética (SynCom), voltado à biodisponibilização de fósforo no solo. A solução busca aumentar a eficiência nutricional das lavouras e reduzir a dependência de fertilizantes químicos, promovendo ganhos em sustentabilidade e produtividade para o agronegócio.
A tecnologia utiliza microrganismos benéficos isolados da biodiversidade brasileira para liberar o fósforo naturalmente disponível no solo. Com apoio da Finep, por meio da linha de Subvenção Econômica à Inovação, a iniciativa visa diminuir o uso de insumos importados e ampliar a competitividade da produção agrícola.
“O reconhecimento da Finep é uma chancela muito importante para o caminho que estamos trilhando na Symbiomics. Este projeto é fruto de um time qualificado e comprometido em levar a ciência de ponta para o campo, com dedicação e excelência. Em particular, me sinto honrada de estar à frente deste projeto e entusiasmada pelas próximas etapas e resultados”, menciona Mariana Ramos, coordenadora do projeto, que recebeu o prêmio entregue por Luiz Antonio Elias, presidente da Finep.