CI

Projeto inclui produção de vinho e cerveja no Simples

Os impostos e taxas representam 65% do preço total



Está em análise na Comissão de Assuntos Sociais do Senado um projeto de lei que permite que pequenas empresas de vinho e de cervejas artesanais possam aderir ao Simples Nacional. A proposta é de autoria do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defende a aprovação imediata.


A legislação atual proíbe que essas empresas, apesar de pequenas, tenham acesso ao programa, que reduz e simplifica bastante a forma de arrecadação de impostos. A justificativa é de que produzem bebida alcoólica.

“Mesmo tendo produções pequenas, os viticultores pagam impostos de gente grande, tornando a atividade extremamente onerosa, custo que, obviamente, é repassado ao consumidor. Temos como consequência uma aberração mercadológica: os consumidores encontram nos supermercados vinhos importados, por exemplo, do Chile com preços muito inferiores aos do concorrente nacional. O mesmo fenômeno acontece com os produtores artesanais de cerveja”, defendeu Maldaner.


Ele ressaltou que a alta carga tributária castiga o empreendedor e o consumidor. Os impostos e taxas representam 65% do preço total do vinho vendido no supermercado.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.