CI

Projeto integra alunos e a produção de alimentos no meio rural

Projeto está integrando alunos do 1º ao 9ª ano do ensino fundamental com a realidade da produção de alimentos no meio rural


Em Nova Boa Vista, um projeto está integrando alunos do 1º ao 9ª ano do ensino fundamental com a realidade da produção de alimentos no meio rural. Através de uma ação promovida pelas Secretarias Municipais da Educação, Agricultura e Saúde, a Escola Santos Anjos e o Departamento de Nutrição da Prefeitura, com apoio da Emater/RS-Ascar, os alunos têm a oportunidade de visitar uma propriedade que comercializa alimentos para a merenda escolar e conhecer todo o processo de produção, até o alimento chegar à escola para ser consumido. Três dias de campo foram programados neste mês, na propriedade da família Petry, para receber os alunos. A atividade é realizada nas segundas-feiras de abril (02 e 09), e um próximo dia de campo está marcado para a próxima segunda-feira (16/04).

?A nossa intenção ao realizarmos essa atividade é mostrar aos alunos o caminho do produto consumido na merenda escolar. Na propriedade eles têm contato com todo esse processo, que envolve a atividade do produtor rural, de preparação da terra, a adubação, o plantio, o transplante das mudas, irrigação, a colheita, lavagem e armazenagem dos alimentos. Tudo é explicado, especialmente a importância de estarem consumindo produtos adquiridos diretamente do produtor rural. Falamos também da valorização do trabalho rural e sua importância na produção dos alimentos?, explicou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Lisiane Staggemeier Mattje. Os alunos participam das atividades e fazem o plantio de uma muda para levar para casa, para entenderem o cuidado que o agricultor tem com os alimentos da merenda escolar.

Segundo a nutricionista e idealizadora do projeto, Kelly Wagner, além da atividade na propriedade, cada turma receberá um alimento que deverá ser trabalhado de forma integral ao longo dos meses. Os alunos também deverão pesquisar receitas possíveis de fazer com o alimento recebido. Essas receitas serão apresentadas aos demais colegas e avaliadas, para serem incluídas na merenda escolar. O projeto está previsto para encerrar no mês de outubro, com a elaboração de um livro de receitas, construído a partir das receitas pesquisadas pelos alunos com os produtos da agricultura familiar. A publicação será entregue durante a Semana da Alimentação. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.