Projeto para cultivar vegetais em Marte ganha força
CI
AVANÇO

Projeto para cultivar vegetais em Marte ganha força

As condições climáticas do local de cultivo são totalmente opostas ao recomendável para a produção de culturas
Por: -Leonardo Gottems

O projeto de cultivar verduras em Marte e na lua está ganhando força a partir de um experimento do Centro Espacial Alemão (DLR) na Antártida.  O DLR anunciou, na segunda-feira (25.06) que conseguiu colher vegetais plantados na estufa EDEN ISS, que fica localizada em uma região imprópria para a agricultura. 

De acordo com o DLR, a EDEN ISS funciona como um sistema completamente fechado, onde a água que não é absorvida pelas plantas é totalmente reutilizada. Paul Zabel, cientista do DLR e responsável pela estufa nos últimos quatro meses, afirma que o processo é bastante trabalhoso, mas os resultados são igualmente significativos. 

“O trabalho dentro e ao redor da estufa é muito intenso. Cerca de metade do meu tempo é dedicada à semeadura, cuidados com a planta e colheita, a outra metade aos sistemas técnicos da estufa e à realização de cerca de 40 experimentos e procedimentos de validação”, explica. 

As condições climáticas do local são totalmente opostas ao recomendável para a plantação e colheita de alimentos. Nesse cenário, a temperatura de - 45ºC a noite faz com que os pesquisadores invistam mais tempo e recursos nos projetos para cultivo de alimentos fora do planeta, apostando em ambientes maiores e no sistema de estufa vertical. 

Dentre frutas, verduras e legumes que foram plantados na estufa de 13 metros quadrados, os pesquisadores colheram 35 kg de pepino, 39 kg de alface, 17 kg de tomate, 7 kg de couve-rábano e 4 kg de rabanete. Os produtos foram usados na alimentação dos dez cientistas da estação de pesquisa Estação Neumayer II, que é operada pelo Instituto Alemão Alfred Wegener e vizinha do experimento. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink