PT propõe a reconversão das lavouras gaúchas


Agronegócio

PT propõe a reconversão das lavouras gaúchas

Por:
1 acessos

A bancada do PT na Assembléia Legislativa gaúcha apresentou ontem o Plano de Reconversão da Sojicultura Gaúcha, com medidas para promover o desenvolvimento da soja e a substituição das lavouras transgênicas por tradicionais. O plano envolve ações emergenciais e estruturais, atendendo quatro objetivos: promover o comércio em bases sustentáveis; regularizar o cultivo, a armazenagem e a industrialização; estimular a pesquisa, o ensino e a assistência técnica; e garantir os direitos dos consumidores. Das 91 medidas previstas, sete visam garantir a comercialização da safra deste ano.

Antes de enviar o material à comissão interministerial que trata da questão dos transgênicos, a bancada petista vai apresentar a proposta a entidades representativas dos agricultores, consumidores, indústria processadora da soja, comércio de alimentos e exportadores. "Queremos construir um grande acordo com a sociedade gaúcha para evitar o prejuízo para nesta e em futuras safras", diz o líder do governo Lula na Assembléia, Adão Villaverde.

Conforme o deputado, o programa foi elaborado principalmente com o objetivo de atingir as próximas safras. "Este é um plano para o futuro, até porque o governo federal já encaminhou uma solução jurídica para o impasse presente", disse Villaverde, referindo-se à decisão da União de reconhecer o plantio ilegal de soja transgênica.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink