CI

Publicação orienta sobre pragas e doenças da batata

Livro traz sintomas e manejos com linguagem simples


Foto: Eliza Maliszewski

A batata é plantada em diversas regiões do Brasil sendo o Sul e o Sudeste responsáveis por cerca de 98% da produção. O tubérculo é cultivado em três ciclos e costuma ter alta incidência de pragas e doenças, causando danos ao bataticultor. As principais pragas são mosca branca, traça da batatinha, larva alfinete, mosca minadora, lagarta do cartucho e trips. Essas pragas podem reduzir a produtividade das lavouras entre 40% e 100% através de danos diretos e indiretos. 

Já as principais doenças da cultura são a murchadeira, requeima, fusariose e canela-preta. Há também o grupo de vírus crinivírus, begomovírus e potivírus, podendo levar a perda total da lavoura.

Para orientar de forma fácil estudantes e pesquisadores sobre os sintomas e manejo dos principais pragas e doenças, pesquisadores do Instituto Biológico (IB-APTA), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estão disponibilizando o livro "Cultura da Batata - Pragas e Doenças".

A publicação é digital e gratuita e foi baseada em um livro impresso em 2017 e já esgotado. No Brasil a batata é cultivada há cerca de um século e a pesquisa sobre doenças na cultura tem, pelo menos, 90 anos. O objetivo foi compilar tudo o que se sabe a respeito para auxiliar esta que é a quarta cultura mais importante do mundo e a terceira mais consumida. O material pode ser conferido neste link
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.