Quais culturas sobreviverão melhor à compactação do solo?
O solo seco tem maior capacidade de suporte, enquanto o solo úmido se comprime sob a mesma pressão
Foto: Nadia Borges
O solo levemente compactado é uma vantagem, pois a textura “levemente compactada” pode acelerar a emergência, promovendo um bom contato entre a semente e o solo. É por isso que as plantadeiras são equipadas com equipamentos para compactação moderada.
No entanto, à medida que a compactação do solo excede o ideal, aumentam os fatores de risco da cultura, como crescimento atrofiado e fraqueza da planta devido ao desenvolvimento inadequado da raiz. A compactação do solo faz com que os poros que de outra forma transportariam água e ar se contraiam. Isso inibe o crescimento das raízes e pode causar deficiência de oxigênio.
A compactação do solo, por definição, significa que a densidade do solo aumenta à medida que ele é comprimido, o que significa que as raízes devem exercer mais força para penetrar e se ancorar na camada compactada. Além disso, essa condição afeta a disponibilidade de vários nutrientes para as plantas, como nitrogênio e manganês.
Existem mitos de que o solo compactado “se dissolve”. Por exemplo, ciclos anuais de congelamento e descongelamento afrouxam o solo e, se a Mãe Natureza não cuidar disso, o processamento profundo resolverá o problema. Na verdade, nenhum deles funciona.
Para evitar a compactação do solo a longo prazo, medidas de melhoria estrutural (calagem, alimentação de matéria orgânica, plantas de cobertura) devem ser aplicadas e, durante o plantio, a redução da carga por eixo, a calibragem correta e o tamanho dos pneus são considerações importantes. Encher os pneus com a pressão de ar correta reduzirá a compactação da superfície e reduzir a carga do eixo diminuirá a profundidade da compactação.
O solo seco tem maior capacidade de suporte, enquanto o solo úmido se comprime sob a mesma pressão. Ter uma grande área de contato com pneus largos ou rodas duplas resulta em menos carga por roda. É melhor manter o número de passes no mínimo e o peso total do equipamento de campo deve ser mantido o mais baixo possível.