CI

Queijo de búfala é atração gastronômica no Pará

O queijo ganhou em 2021, o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)


Foto: Divulgação

A Ilha de Marajó é conhecida por suas exuberantes belezas naturais, no estado do Pará. Considerada a maior ilha fluviomarítima do planeta, além disso um outro produto vem ganhando destaque por lá, o queijo. E não é um queijo tradicional, o queijo de búfala, conhecido por sua suavidade tem ganhado os mais diversos paladares.  

O queijo ganhou em 2021, o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Dois tipos de queijo são produzidos na ilha: a manteiga e o creme. A principal diferença entre eles está no uso de manteiga de garrafa na receita.  

Os búfalos são símbolo e uma marca registrada do arquipélago. O rebanho supera o de bois e o número cabeças corresponde a 38% do total nacional, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles estão presentes nas fazendas, ruas, na montaria da polícia, no artesanato e em passeios turísticos.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7