CI

RA: agricultores familiares recebem orientação sobre políticas de apoio à produção

No último ano, a Conab em Roraima contratou 28 projetos da agricultura familiar


A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Conab, a Prefeitura Municipal de Normandia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Conab, a Prefeitura Municipal de Normandia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). - Foto: Pixabay

Normandia, em Roraima, testemunhou uma capacitação crucial para agricultores e agricultoras familiares sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). Conduzida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quarta-feira (21), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a Conab, a Prefeitura Municipal de Normandia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Durante a capacitação, os participantes receberam orientações detalhadas sobre como participar do Programa, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Os técnicos da Conab elucidaram os requisitos para a formulação e apresentação de propostas, desde a documentação necessária até os produtos elegíveis, as mudanças permitidas e os critérios de aprovação dos projetos, entre outros aspectos.

Janderson Maués, superintendente da Conab em Roraima, ressaltou que a capacitação foi uma demanda das comunidades indígenas locais, que enfrentam desafios na comercialização, especialmente considerando que Normandia é o 4º município com a maior população indígena do estado. Cassiano Flauzino, coordenador do MDA em Roraima, também compartilhou as ações de apoio à produção familiar conduzidas pelo Ministério.

No último ano, a Conab em Roraima contratou 28 projetos da agricultura familiar para apoiar a comercialização de alimentos por meio do PAA. Dentre essas propostas, seis são de organizações com fornecedores 100% compostos por famílias indígenas. Um investimento total de aproximadamente R$12,5 milhões será direcionado para auxiliar no escoamento de cerca de 2,9 mil toneladas de produtos.

Essas operações envolverão mais de 880 agricultores e agricultoras familiares em diversos municípios, incluindo Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Pacaraima, Amajari, Caroebe, São João da Baliza, Uiramutã e Rorainópolis. O PAA priorizou a venda para povos indígenas, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, pescadores, juventude rural, entre outros, garantindo uma representação de pelo menos 50% de mulheres.

O PAA/CDS tem como objetivo apoiar os agricultores familiares por meio de cooperativas e associações, adquirindo sua produção e destinando-a ao abastecimento da rede socioassistencial, instituições públicas e sociais de segurança alimentar e nutricional, e outras entidades acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.