Raça guzerá tem primeiro clone
Bezerra está se desenvolvendo bem, dentro da conformação física prevista
Oprimeiro clone da raça Guzerá nasceu em Minas Gerais, com 34 quilos, trata-se do primeiro clone de um animal dessa raça no mundo. A bezerra apresenta conformação física perfeita e ótimo desenvolvimento, sendo que depois de 52 dias do nascimento, já está com 78 kg. A matriz Homenagem AM, de propriedade dos criatórios Guzerá Villefort e Guzerá AM, ainda está viva com 21 anos e foi escolhida para fornecer o material nuclear pela sua importância na raça. A técnica de transferência nuclear foi feita no laboratório do Cenatte Embriões.
De acordo com Virgílio Villefort, que tem 50% de suas cotas e 80% do clone, a matriz Homenagem AM teve pouca oportunidade de ter filhos e, por isto foi clonada. Ele diz ainda que ela ficou muitos anos sendo criada a pasto, no Rio Grande do Norte, gerando apenas um filho por ano, e ainda assim, é mãe, avó ou bisavó de 80% dos animais que fizeram 1º ou 2º lugares, este ano e no ano passado, na Expozebu de Uberaba, a maior feira de Gado Zebu do planeta.
Acasalada com quatro touros diferentes, foi mãe de quatro grandes reprodutores campeões: Signo AM, Lagedo AM, Marquês AM e Embaixador FP, o que demonstra a capacidade de imprimir a sua genética nos descendentes. Sendo que seus filhos e netos também continuam transmitindo suas qualidades, afirma Francisco Assis Melo, que também é proprietário de 50% da Homenagem AM e 20% do clone. Segundo ele, não existe hoje no Brasil um animal da raça guzerá que tem uma descendência tão rica em animais premiados sucessivamente, por várias gerações.
O criatório Guzerá e Gir Villefort tem ainda outros projetos de clone. Já retirou material nuclear da doadora da raça Guzerá, Dina S (neta de Homenagem AM) e da doadora gir leiteiro, Celeuma Villefort. Esta última morreu prematuramente e, segundo informações do assessor técnico em gir leiteiro, Luiz Ronaldo de Oliveira Paula, na primeira lactação já estava entre as 5 melhores vacas gir leiteiro do Brasil, com 16.364 kg de leite ajustado à idade adulta, medição de apenas 282 dias, que não pôde ser concluída. Estes dois animais também não tiveram oportunidade de reproduzir, justificou Virgílio Villefort.
Outra informação relevante para os criadores é que a Homenagem AM é avó da Madre S, atual recordista mundial de peso entre todas as raças zebuínas com prenhez confirmada (pesagem oficial da ABCZ) e de animais premiados como Dina S, que foi grande campeã nacional 2002, bi-campeã nacional Progênie Expozebu Uberaba 2007/2008 e melhor matriz do ranking 2007/2008; e a Hematita EB da Ipê, grande campeã Expozebu Uberaba 2009, ambas do plantel Guzerá Villefort. Homenagem AM transmitiu sua herança genética também para a atual grande campeã Expozebu Uberaba 2011 (Eloise FIV TIR), para a campeã do ano passado (Inflação da J. Natal) e várias outras campeãs. Segundo Assis Melo, os seus descendentes premiados são tantos que é quase impossível quantificar.