Raça Senepol terá 1º Sumário de Fêmeas

Bovino

Raça Senepol terá 1º Sumário de Fêmeas

Documento traz avaliações genéticas das 100 melhores matrizes PO da raça e é considerado mais um marco histórico do Senepol
Por:
81 acessos

O Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS) terá importantes inovações em 2019 para auxiliar os criadores na seleção de seus rebanhos. Depois de anunciar que o Sumário de Touros, cujo lançamento ocorrerá no segundo semestre, trará pela primeira vez DEPs Genômicas dos animais avaliados, agora, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) está publicando o 1º Sumário de Fêmeas da raça. O documento traz as avaliações genéticas das 100 melhores matrizes Puras de Origem (PO), com base nas informações das características relacionadas à produção e reprodução das progênies das matrizes.

Para o presidente da entidade, Pedro Crosara Gustin, o Sumário de Fêmeas é mais um marco histórico do Senepol no Brasil. "O PMGS está alinhado com a demanda do mercado por carne de qualidade, saudável, saborosa e nutritiva. Com base nessas premissas, o programa tem dado condições e orientado os criadores na escolha dos melhores indivíduos de acordo com os seus objetivos de seleção. O Sumário de Touros tem sido uma ferramenta importante, mas sabemos que não se faz bons indivíduos apenas com o conhecimento e o uso de reprodutores geneticamente superiores. Há, também, a necessidade de selecionar e usar, de forma técnica e criteriosa, os outros 50% da genética aplicada em um acasalamento, ou seja, a fêmea. Com um nível de acurácia confiável, elencamos as 100 melhores doadoras para que os criadores conheçam as principais matriarcas do Senepol, ou seja, as 'formas' necessárias para produzir indivíduos em linha com o que o mercado e o pecuarista de commodities desejam", assegura.

Para a elaboração do Sumário de Fêmeas, foram consideradas as 100 melhores matrizes PO de acordo com o Índice de Qualificação Genética (IQG), que atenderam aos seguintes critérios adicionais: ter ao menos 10 filhos com registros válidos de P120, PD ou PS incluídos na avaliação genética e ter tido ao menos um filho nascido no ano de 2017. O documento traz sete tabelas, nas quais todas as fêmeas estão classificadas por IQG (ordem decrescente do índice e ordem alfabética), além das 30 melhores para Peso à Desmama (PD), Total Materno à Desmama (TMD), Peso ao Sobreano (PS), Área de Olho de Lombo (AOL) e Espessura de Gordura Subcutânea (EGS). A base de dados utilizada para gerar as DEPs foi a das avaliações genéticas de 2018, a mesma aplicada para o Sumário de Touros 2018.

Esta é a primeira vez que as avaliações genéticas das fêmeas são disponibilizadas publicamente. Desde 2011, o Programa Geneplus-Embrapa gera as avaliações genéticas das matrizes e produtos, mas o acesso era restrito aos seus proprietários. A expectativa é que os selecionadores da raça façam uso dessas informações para promover o progresso genético em seus rebanhos. "Ressalto que a contribuição do Sumário de Fêmeas somente se dará caso as informações veiculadas no relatório sejam efetivamente usadas pelos pecuaristas nas decisões de seleção dentro de seus rebanhos. Caso contrário, será um investimento sem retorno", alerta o pesquisador da Embrapa Gado de Corte e gestor técnico do Programa Geneplus-Embrapa, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes.

O presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da raça Senepol, Júnior Fernandes, reforça que o Sumário de Fêmeas terá uma grande relevância não só no Brasil, mas no mundo. "A raça Senepol tem seu crescimento pautado nas tecnologias de TE/FIV e, agora, além de todas as ferramentas disponíveis, teremos mais esta: o ranking das 100 doadoras que são referência na raça no Brasil. Podemos dizer que, após duas décadas, chegamos ao ponto alto de todo esse trabalho de seleção da raça. E se o Brasil detém hoje o maior acervo da raça Senepol no mundo, estamos falando das 100 melhores doadoras da raça no mundo", diz Júnior Fernandes.

Selo de qualidade

Os criadores com fêmeas classificadas no Sumário, cujo rebanho seja participante do PMGS, receberão a certificação PMGS Approved. "Este selo tem como objetivo reconhecer o esforço do criador em produzir indivíduos diferenciados dentro da raça Senepol e capazes de agregar para a evolução dos rebanhos", esclarece o superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes.

Onde encontrar

O 1º Sumário de Fêmeas Senepol poderá ser baixado no site da entidade (www.senepol.org.br).


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink