CI

Raízen inaugura unidade de bioenergia em Valparaíso

Unidade Termelétrica Univalem terá capacidade para gerar 45 MW a partir do bagaço da cana


A Raízen inaugurou nesta quinta-feira (29) a Unidade Termelétrica (UTE) Univalem, em Valparaíso, interior de São Paulo. A planta de bioenergia terá potencial para produzir até 45 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Essa quantidade é suficiente para abastecer uma cidade de 500.000 habitantes, como Santos (SP), por exemplo. Além do presidente da Raízen, Vasco Dias, também estiveram presentes no evento de inauguração o vice-presidente de Etanol, Açúcar e Bioenergia, Pedro Mizutani, o diretor de Tecnologia e Bioenergia , João Alberto Abreu, o diretor de Projetos, Rodrigo Pacheco, Marcos Lutz, presidente da Cosan, o secretário de Energia de São Paulo, José Anibal e também o prefeito de Valparaíso Marcos Yukio Higuchi.


A companhia obteve em julho deste ano a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o início das operações comerciais da UTE. A unidade turbo geradora instalada será responsável pela produção, venda e consumo de energia a partir de, aproximadamente, 920.000 toneladas por safra de bagaço de cana-de-açúcar. Da potência efetivamente gerada, espera-se que um terço seja utilizado para consumo interno e o restante seja exportado para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

"Este projeto está alinhado à missão da Raízen de prover energia cada vez mais limpa e renovável para melhorar a vida das pessoas", afirma João Alberto Abreu, diretor de Tecnologia e Bioenergia da Raízen. "A UTE Univalem contribuirá de maneira importante nas necessidades de consumo de energia elétrica limpa e ambientalmente equilibrada", finaliza.

Em linha com sua preocupação na adoção de práticas alinhadas à sustentabilidade, a companhia utilizou, em todas as caldeiras de alta pressão, equipamentos de controle de poluição (ECP) definidos pela legislação brasileira.

Energia limpa

A Raízen é a maior produtora de energia elétrica do mundo, a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. Todas as 24 unidades do grupo são autossuficientes no consumo de energia e 13 de suas unidades já têm contratos de longo prazo para a venda de energia. A companhia possui um potencial de capacidade instalada de 934 MW, energia suficiente para abastecer o consumo residencial de uma cidade com aproximadamente 10 milhões de habitantes, praticamente uma cidade de São Paulo.


A empresa acompanha atentamente a evolução do mercado e investe em tecnologia para a constante melhoria da produção. Prova disso, é que a Raízen já inicia o uso da palha da cana em algumas unidades para complementar a cogeração de energia. “Os investimentos da companhia em bioenergia reafirmam a viabilidade econômica desta matriz energética”, conclui Pedro Mizutani.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.