CI

Rebanho bovino cresce 10,7% na região de Barretos/SP, diz IBGE

Número de cabeças saltou de 828,7 mil em 2008 para 917,1 mil em 2009


Número de cabeças saltou de 828,7 mil em 2008 para 917,1 mil em 2009. Barretos segue com o maior rebanho; já os dados de Ribeirão Bonito, que teve a maior alta, são divergentes

Ribeirão Preto (SP) - Mesmo com o predomínio da cana-de-açúcar, que avançou sobre pastagens nos últimos anos, o rebanho bovino total das 89 cidades da região cresceu 10,7% em 2009, comparado com 2008.

Os dados da Pesquisa Pecuária Municipal, divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que o rebanho saltou de 828,7 mil cabeças em 2008 para 917,1 mil no ano passado.

Barretos, tradicional produtor de gado da região, continua tendo o maior rebanho: 57.913 animais, uma alta de 14,8% ante 2008.

Porém, o maior crescimento, segundo a pesquisa, foi registrado em Ribeirão Bonito, onde, afirma o IBGE, o rebanho aumentou 191%.

O problema é que nem as autoridades locais ligadas ao setor agropecuário sabem explicar o motivo da alta, já que os números apurados na cidade são bem inferiores aos divulgados pelo IBGE.

Segundo o engenheiro agrônomo Walter Camezini, chefe da Casa da Agricultura de Ribeirão Bonito, o rebanho bovino local não deve ultrapassar 15 mil cabeças.

Ele toma como base a vacinação contra a aftosa feita em 149 propriedades neste ano, quando foram imunizados 13.094 animais.

Segundo Camezini, nem quando a pecuária estava no auge na cidade houve tantos animais quanto os divulgados pelo IBGE. A presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Bonito, Eneida Ramalho Paschoal, também reforça o estranhamento em relação aos números. "Com tantas usinas na região, a cana foi tomando todo o espaço."

O gerente de pecuária do IBGE, Octávio Oliveira, disse que existe um sistema para conferência dos dados da pesquisa, mas que erros podem ocorrer. Segundo ele, o caso de Ribeirão Bonito será revisado. Ainda que os dados do município sejam desconsiderados, porém, o rebanho bovino na região em 2009 teria uma alta de 7%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.