Rebanho do Rio Grande do Norte é imunizado contra peste suína

Agronegócio

Rebanho do Rio Grande do Norte é imunizado contra peste suína

O Mapa promove a partir desta terça-feira (16) até o dia 15 de agosto, a vacinação do rebanho suíno potiguar
Por:
250 acessos

Para complementar as ações de erradicação dos focos de Peste Suína Clássica (PSC) registrados este ano no Rio Grande do Norte (RN), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove a partir desta terça-feira (16) até o dia 15 de agosto, a vacinação do rebanho suíno potiguar. O trabalho ficará a cargo do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idianr), sob a coordenação e supervisão técnica da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RN) e do Departamento de Sanidade Animal (DSA) do Mapa

“A vacinação, neste momento, decorre da necessidade de prevenir ocorrências de focos esporádicos em explorações de subsistência. Além disso, será intensificado o controle da movimentação de animais no estado e em suas fronteiras”, informou o diretor do DSA, Jamil Gomes de Souza.

A imunização terá início nos municípios de Mossoró e Jucurutu e, posteriormente, será estendida a todo o estado. Os procedimentos técnicos e logísticos foram definidos entre o órgão estadual executor e o Serviço de Sanidade Agropecuária da SFA/RN. O Mapa irá fornecer gratuitamente a vacina e também a agulha adequada para a aplicação, utilizada exclusivamente pelos órgãos oficiais de defesa animal, não disponível para venda no comércio.

Na última campanha de vacinação contra a PSC realizada no Rio Grande do Norte, em 2002, foram cadastrados e imunizados 140 mil suínos.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink