CI

Recorde: safra mineira de grãos cresce 3% e chega a quase 16 milhões de ton

MG aumentou em mais de 5% área cultivada para o ciclo 20/21


Foto: Marcel Oliveira

A adoção de novas tecnologias foi determinante para que a safra mineira de grãos 2020/2021 registre uma produção de 15,8 milhões de toneladas, com crescimento de 3% em relação ao volume passado, que já foi um recorde histórico. O Estado aumentou em 5,4% área cultivada, que deve alcançar 3,7 milhões de hectares, segundo projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Nesta quinta-feira, 17, a secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, destacou que a implantação de novas tecnologias no campo têm sido extremamente importante para aumentar a produtividade. “Além disso, como os preços subiram bastante incentivaram muitos produtores a converter suas pastagens, algumas vezes degradadas, em áreas de produção de grãos”, afirmou. 

Em função dos números do agro mineiro, MG deve registrar o maior Valor Bruto da Produção (VBP) da história. O indicador alcançou, de janeiro a novembro, a cifra de R$ 94,4 bilhões, o que representa crescimento de 24,3% em relação a 2019. Minas Gerais participa com mais de 10% do índice nacional.

A maior demanda por produtos do agronegócio e a desvalorização do real frente ao dólar estão contribuindo para o resultado positivo das exportações do setor em Minas Gerais. De janeiro a novembro deste ano, elas somaram US$ 7,97 bilhões, com acréscimo de 9,6% no valor gerado com os embarques, frente ao mesmo período do ano anterior.

Em volume, o incremento chegou a 24%, com a destinação de 12 milhões de toneladas de produtos agrícolas e pecuários para o mercado mundial. Como principais destaques estão as exportações de café, soja em grãos, açúcar e a carne suína.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.