CI

Região de Mato Grosso deve ter novo déficit de chuvas no próximo mês

Região deverá encerrar setembro com um índice pluviométrico abaixo do ano passado


Região deverá encerrar setembro com um índice pluviométrico abaixo do ano passado

As notícias para os produtores da região Nordeste do Estado não são boas. Segundo boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a região, assim como a Sudeste, deverá encerrar setembro com um índice pluviométrico abaixo do ano passado. No entanto, enquanto que em outubro a Sudeste deverá recuperar a “pluviosidade perdida”, para a região Nordeste é previsto um novo déficit em comparação ao mesmo período do ano passado.

Por outro lado, segundo o Imea, os índices pluviométricos registrados nas principais regiões produtoras de soja em Mato Grosso até o momento têm contribuído para o início dos trabalhos no campo. A região Médio-Norte, por exemplo, que é a principal produtora do Estado, já apresenta uma previsão de pluviosidade em setembro superior ao mesmo período do ano passado e a média dos últimos cinco anos.

No Oeste e Norte houve “significativa melhora se comparada a setembro de 2015, quando não se registrou precipitação, prejudicando as localidades”. De acordo com o instituto, as estimativas para outubro deste ano indicam uma boa perspectiva de chuva. “Mesmo assim os produtores até o momento seguem cautelosos devido aos problemas apresentados no ano passado”, detalha o Imea.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.