CI

Regras para estoque do setor sucroalcooleiro no MT não saem

A Medida Provisória que autoriza a criação do produto foi publicada pelo governo federal em dezembro passado, mas até agora não saiu do papel


Setor sucroalcooleiro de Mato Grosso aguarda as definições sobre as regras de acesso à linha de crédito destinada à estocagem de etanol. A Medida Provisória que autoriza a criação do produto foi publicada pelo governo federal em dezembro passado, mas até agora não saiu do papel. As normas serão criadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e na avaliação de representante o setor, devem ser divulgadas o quanto antes, já que no fim de fevereiro começam a ser divulgadas as intenções de plantio no Estado.


Atualmente, nenhuma linha está disponível efetivamente para o setor, afirma o secretário-executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool/MT), Jorge dos Santos. Ele informa que o único produto disponível ao segmento é o Prorenova, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que disponibilizaria R$ 4 bilhões para recuperação dos canaviais, mas que ainda não há esclarecimentos sobre essa modalidade de crédito.

“Esta linha ainda não começou a ser acessada pelos industriais mato-grossenses e na próxima semana vamos ter uma reunião para saber das exigências para contratar o crédito”, diz antecipando que a dificuldade está na burocracia e no excesso de documentos que devem ser apresentados. Segundo Santos, na safra 2011/2012 foi custeada com recursos próprios e que se houver muitos critérios a serem cumpridos, o Prorenova será mais uma linha inacessível.


Na temporada 11/12 foram cultivados 20 mil de hectares, que resultou na produção de 13,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em todo o Estado. Ao todo, 10 unidades processaram a cana, gerando 398 mil toneladas de açúcar e 868 milhões de litros de etanol, sendo 540 milhões (l) de hidratado e 328 milhões (l) de anidro. Na tarde desta quinta-feira (26), houve reunião ordinária do CMN, mas nenhuma definição sobre a linha de crédito para estocagem de etanol foi publicada. Segundo a assessoria do conselho e do Banco Central, não é possível saber quando o assunto entrará em pauta e que é necessário acompanhar as reuniões. Entre as decisões anunciadas pelo CMN está a renegociação de dívidas de produtores atingidos pela estiagem.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.