CI

Requião quer privilegiar só produtores não-transgênicos

Paraná poderá ter um seguro agrícola estadual


O Paraná poderá ter um seguro agrícola estadual, que complemente o seguro federal que já existe para o setor. O anúncio foi feito nesse domingo (11-03) à tarde pelo governador Roberto Requião, durante a solenidade de abertura da Mercosuper 2007 - Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

O seguro agrícola cobre os produtores contra perdas decorrentes, principalmente de fenômenos meteorológicos, como secas, raios, ventos fortes, geadas e outros. De acordo com Requião, a Secretaria da Agricultura começa a estudar a implantação de um programa pelo qual o Estado se uniria ao governo federal para bancar o seguro existente hoje.

O principal beneficiado, explicou o governador, deverá ser o agricultor familiar que optar por produtos convencionais ou orgânicos, e não produtos transgênicos. A idéia seria fazer com que o Estado reparta com a União a despesa que o agricultor tem para contratar o seguro.

Conforme o secretário de Agricultura, Valter Bianchini, atualmente o seguro custa 4% do valor da produção segurada. O governo federal paga 2% do valor da produção; o restante fica com o agricultor. Pela proposta de Requião, o governo do Paraná poderia bancar parte ou integralmente a outra metade. Teriam a cobertura dessa fatia de 2% os pequenos agricultores que plantam produtos convencionais.

“Estou pensando em subsidiar uma parte do seguro agrícola. Para o grande produtor, o Estado poderia arcar mais uma parte e, no caso das pequenas propriedades o Estado, junto com o governo federal, poderia arcar com o seguro inteiro”, declarou Requião.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.