Requião quer privilegiar só produtores não-transgênicos
CI
Agronegócio

Requião quer privilegiar só produtores não-transgênicos

Paraná poderá ter um seguro agrícola estadual
Por:

O Paraná poderá ter um seguro agrícola estadual, que complemente o seguro federal que já existe para o setor. O anúncio foi feito nesse domingo (11-03) à tarde pelo governador Roberto Requião, durante a solenidade de abertura da Mercosuper 2007 - Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

O seguro agrícola cobre os produtores contra perdas decorrentes, principalmente de fenômenos meteorológicos, como secas, raios, ventos fortes, geadas e outros. De acordo com Requião, a Secretaria da Agricultura começa a estudar a implantação de um programa pelo qual o Estado se uniria ao governo federal para bancar o seguro existente hoje.

O principal beneficiado, explicou o governador, deverá ser o agricultor familiar que optar por produtos convencionais ou orgânicos, e não produtos transgênicos. A idéia seria fazer com que o Estado reparta com a União a despesa que o agricultor tem para contratar o seguro.

Conforme o secretário de Agricultura, Valter Bianchini, atualmente o seguro custa 4% do valor da produção segurada. O governo federal paga 2% do valor da produção; o restante fica com o agricultor. Pela proposta de Requião, o governo do Paraná poderia bancar parte ou integralmente a outra metade. Teriam a cobertura dessa fatia de 2% os pequenos agricultores que plantam produtos convencionais.

“Estou pensando em subsidiar uma parte do seguro agrícola. Para o grande produtor, o Estado poderia arcar mais uma parte e, no caso das pequenas propriedades o Estado, junto com o governo federal, poderia arcar com o seguro inteiro”, declarou Requião.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink