Resultados do projeto Redd+Flota são apresentados na Embrapa Amapá
A programação do Wokshop é aberta aos participantes do projeto e técnicos e gestores convidados
A pesquisa foi iniciada em junho de 2010 e tem prazo para ser concluída em 2013. A programação do Wokshop é aberta aos participantes do projeto e técnicos e gestores convidados, e consta de palestras de especialistas de vários centros de pesquisas da Embrapa, do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IEPA), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Imazon, UnB e Ifap, sobre assuntos como geologia e licenciamento mineral, recursos hídricos, uso e ocupação do solo, valoração da água, entre outros.
O Módulo 4 da Floresta Estadual do Amapá (FLOTA/AP), área de abrangência desta pesquisa liderada pela Embrapa Amapá, abrange os municípios de Oiapoque e Calçoene, na área de fronteira com a Guiana Francesa. Os serviços ambientais são benefícios que a natureza oferece ao ser humano. Neste projeto Redd+Flota são enfatizados a fixação de carbono (indispensável à vida no Planeta), a disponibilidade de água (a região tem em grande quantidade, mas requer cuidados com a qualidade) e a biodiversidade da fauna e flora (estão sendo exploradas sem os devidos cuidados).
De acordo com a coordenadora do projeto, pesquisadora Eleneide Doff Sotta, os objetivos do workshop são, além de apresentar os resultados do diagnóstico biofísico e socioeconômico, consolidar as parcerias para as etapas seguintes da pesquisa e divulgar a publicação “Reformatações fronteiriças no Platô das Guianas” que encontra-se concluída no formato digital. As ações do projeto Redd+Flota são financiadas pela Embrapa e CNPq, executadas em parceria com o Inpa, IEPA, Instituto Estadual de Florestas (IEF), UnB, Unifap, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Imazon e Museu Paraense Emílio Goeldi e apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Funai, Imap e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap).