CI

Ricardo Santin assume ABPA

Cerimônia de posse foi realizada de forma virtual na noite desta quarta-feira (19)


Foto: Divulgação

Ricardo Santin assumiu nesta quarta-feira (19), em cerimônia virtual a presidência da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O ex-ministro Francisco Turra deixou o cargo após 12 anos e passa a atuar no Conselho Consultivo da entidade. 

O evento contou com a presença de autoridades do setor como a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina e governadores de vários estados. Santin é natural de Marau, no Rio Grande do Sul e com formação em Ciência Política e Direito. Juntamente com Turra foi fundador da ABPA em 2014 e assume o cargo em um ano muito positivo para as exportações de carne de frango e suína. 

Entre 2008 e 2020, a entidade registrou um aumento de 25,6% no volume de carne de frango exportada e 38,4% nas receitas. Já em relação à carne suína, o incremento foi de 28,4% no faturamento ao longo do período. 

Entre os desafios o executivo cita a abertura de novos mercados e resolver o impasse com a China após a suposta detecção de Covid-19 em asas de frango importadas de Santa Catarina. “Estamos em uma ano bom e creio que o bom relacionamento entre os dois países fará a diferença. Ainda queremos trabalhar em outros mercados como suínos no México e no Canadá, e consolidando a Coreia do Sul e o Japão como compradores, e abrindo efetivamente Índia “, disse.

Dentro do Brasil a meta de trabalho está no barateamento de insumos como o milho, com estímulo ao plantio para diminuir a dependência externa e apostar em pesquisa para o uso de outra culturas, como o sorgo, em formulações. "Darei continuidade aos trabalhos da ABPA e trabalharei pela diminuição do excesso regulatório, dos tributos e pela melhora da infraestrutura", destacou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.