CI

Rio Grande do Sul confirma terceira morte por gripe suína no país

Segundo a secretaria, a criança tinha saúde frágil, devido a uma doença neurológica crônica, e morreu por causa de complicações respiratórias


A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta terça-feira (13) a terceira morte por gripe suína no Brasil. Um menino de 9 anos, morador de Sapucaia do Sul, cidade localizada a 19 quilômetros de Porto Alegre, morreu no último dia 5. Hoje a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou o resultado dos exames que confirmaram a contaminação do menino pelo vírus influenza A(H1N1).

Segundo a secretaria, a criança tinha saúde frágil, devido a uma doença neurológica crônica, e morreu por causa de complicações respiratórias. A hipótese é que o menino tenha contraído o vírus na convivência com o irmão, que, na escola, teve contato com professores que tinham ido a Córdoba, na Argentina.

O irmão da criança que morreu também desenvolveu a doença, mas de forma leve. Todos os parentes e demais pessoas que tiveram contato com a criança estão sendo monitorados.

O Rio Grande do Sul registra 129 dos 1.027 casos da doença no país confirmados pelo Ministério da Saúde até sexta-feira (10).

A primeira morte por gripe suína no Brasil também foi registrada no estado. Um jovem de 29 anos, morador de Erechim, morreu no dia 28 de junho após contrair o vírus na Argentina. A segunda vítima foi uma menina de 11 anos, que morreu no dia 30 de junho em um hospital particular da cidade de Osasco, em São Paulo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.