CI

RJ tem fazenda urbana em antiga cracolândia

O projeto já se expandiu para 49 hortas em todo o Rio


Foto: REUTERS/Pilar Olivares

O bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, uma favela onde os viciados fumavam crack e os moradores jogavam lixo, foi transformado em uma horta comunitária que agora alimenta cerca de 800 famílias que lutam contra a inflação galopante de alimentos. O jardim urbano ocupa a área de quatro campos de futebol, segundo os coordenadores do programa "Hortas Cariocas" do Rio de Janeiro, sendo um dos maiores do gênero na América Latina.

“Essa área em particular era usada como 'cracolândia'”, disse Julio Cesar Barros, engenheiro agrônomo da cidade. “Se você chegasse aqui numa quarta-feira às 10 da manhã, poderia encontrar duas ou três mil pessoas fumando crack nesta área”.

Barros disse que ajudou a criar o projeto "Hortas Cariocas" em 2006 para plantar verduras em várias partes da cidade e fornecer produtos orgânicos para moradores de baixa renda. Ele disse que as hortas urbanas também ajudam a prevenir a ocupação irregular de áreas perigosas, sujeitas a inundações ou deslizamentos de terra.

“Enquanto estou plantando [sementes], penso que em alguns dias estarei colhendo e levando para casa para comer”, disse Diane Silva, uma trabalhadora rural urbana. “Sei que estou plantando para colher amanhã ... dá muito prazer trabalhar na horta, é um trabalho que a gente gosta, adoro isso”. O projeto já se expandiu para 49 hortas em todo o Rio, segundo Barros. 

Ezequiel Dias, morador de Manguinhos que ajuda na coordenação do projeto, disse que a iniciativa transformou sua comunidade. “Mudou a cara de Manguinhos… nossas comunidades precisam exatamente disso: paz, felicidade e uma vida melhor”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.