CI

RS: cooperativas conhecem novas opções de forrageiras de inverno em Serafina Corrêa

Propriedades em Serafina Corrêa que estão validando materiais forrageiros desenvolvidos pela Embrapa Trigo


Foto: Divulgação

Dirigentes e técnicos de cooperativas de diversos municípios do Rio Grande do Sul associadas à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-RS) visitaram, na sexta-feira (30/07), propriedades em Serafina Corrêa que estão validando materiais forrageiros desenvolvidos pela Embrapa Trigo e que serão lançados no próximo ano no mercado.

O trabalho de validação dos materiais está sendo conduzido no município pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria estadual da Agricultura, pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Embrapa Trigo, em propriedades de famílias associadas da Cooperlate, que é associada da Unicafes e foi parceira na organização do intercâmbio.

Foram realizadas três visitas às propriedades das famílias de Jacir Dalmás, de Gilson Perin e de Sidimar Bison. Na primeira, está implantada uma área com um novo Triticale desenvolvido pela Embrapa para silagem de inverno; nas demais, está implantado o Trigo BRS Tarumaxi, desenvolvido especificamente para pastejo. As visitas foram conduzidas pelo engenheiro agrônomo Giovani Faé, analista de transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo e, pelo engenheiro agrônomo Leandro Ebert, extensionista da Emater/RS-Ascar. Faé explicou que o desenvolvimento desses materiais visa potencializar os resultados obtidos pelos produtores, ao aumentar a geração de renda para as famílias com os cultivos de inverno, além de aumentar o lucro por hectare do produtor.

De acordo com Ebert, os materiais estão se saindo muito bem a campo e se mostrando excelentes opções para produção de forragem nessa época, tanto para silagem de inverno, no caso do triticale, como para pastejo, no caso do trigo, com baixos custos comparados a outros materiais no mercado. "Os materiais apresentam alta sanidade e perfilhamento, o que promete uma produção de silagem de triticale com boa produção de massa, com qualidade nutricional para os bovinos, e um pasto de trigo BRS Tarumaxi precoce, num longo ciclo de crescimento, aumentando o período de utilização durante o inverno, com destaque também para a palatibilidade e qualidade bromatológica". O jovem agricultor Gilson Perin, por exemplo, relatou que a semeadura do Tarumaxi foi feita ainda em março, e agora ele já está indo para o décimo pastejo, ainda com vigor e em estágio vegetativo, manejado em sistema Rotatínuo.

O presidente da Cooperlate, Nelson Pavoni, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Emater/RS-Ascar no município, que vem trazendo resultados para a melhoria da produtividade e redução de custos para os produtores de leite. De acordo com ele, trabalhando em parceria, aproveitando a estrutura da Cooperativa e somando essas experiências da Emater/RS-Ascar com forrageiras, há um potencial de gerar grandes resultados para os produtores da região.

O presidente da Unicafes-RS, Gervásio Plucinski, explica que o intercâmbio faz parte do processo de intercooperação que o fórum de cooperativas ligadas à área de grãos e leite estabeleceram. "Esse intercâmbio culminou com a finalização do curso articulado pela Unicafes com as cooperativas e a Embrapa de Passo Fundo sobre tecnologias e inovações para a agricultura, e através das visitas pudemos conhecer na prática o que foi estudado em sala de aula. O intercâmbio envolveu seis cooperativas, as quais já demonstraram interesse em continuar os estudos e pesquisas com a Embrapa. Por isso, estamos construindo em termo de cooperação entre Unicafes e Embrapa, com o intuito de transferir cada vez mais tecnologia para a nossa produção cooperativada", destacou Gervásio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.