CI

RS: bate-papo leva informações sobre agroindústrias aos produtores

O bate-papo online foi realizado na noite desta quinta-feira (29/04)


Foto: Pixabay

Mercado e oportunidades para agroindústrias foi o tema abordado pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, Neiton Perufo, em um bate-papo online dentro da programação da 11ª Mostra Flores e Feira Agroindustrial, realizado na noite desta quinta-feira (29/04) e conduzido pelo organizador da Mostra, Ricardo Bacana Vignatti. Com 38 agroindústrias familiares cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) do Governo do Estado, Bento é o município gaúcho com mais agroindústrias legalizadas. Na região de Caxias do Sul são 230 no total.

"A Emater/RS-Ascar trabalha nessa parte de encaminhamento, registro, orientação técnica das agroindústrias familiares, desde o princípio de enquadramento do agricultor familiar, a parte de registro do estabelecimento e até mesmo na comercialização", explicou.

Segundo Perufo, a partir do cadastro no Peaf o agricultor tem o acompanhamento nas questões técnicas, tributária, sanitária e ambiental, tendo acesso a benefícios como a gratuidade da declaração de isenção ambiental e a comercialização com o Talão do Produtor (isenta de imposto). Além disso, tem suporte na capacitação através dos cursos oferecidos nos Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar, como de processamento de vegetais e de carnes, de boas práticas de fabricação e de gestão, entre outros, a fim de que possam elaborar produtos com qualidade.

O extensionista destacou ainda um projeto de análises de rótulos que vem sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, a Vigilância Sanitária e o Instituto Federal do RS, e o programa específico para as agroindústrias existente no município, o Selo Sabor de Bento, também em parceria com a secretaria e a vigilância. Este programa tem como um diferencial a aproximação da fiscalização com o produtor, apresentando algumas flexibilizações na questão sanitária, o que facilita para os agricultores que estão iniciando. "Então o agricultor já começa certo, fazendo as adequações necessárias", frisou. Esses projetos têm a parceria da Secretaria Municipal da Agricultura, Vigilância Sanitária e Instituto Federal do RS (IFRS).

Ele ressaltou que as agroindústrias têm sido muito importantes para a diversificação das propriedades, podendo sustentar as famílias em períodos de frustração de safra, como uma oportunidade para as mulheres - que são maioria na condução desses empreendimentos no município - agregando valor à produção, e para o retorno dos jovens ao meio rural.

Apesar do município se destacar no setor de agroindústria, Perufo afirma que ainda há um grande potencial a ser explorado, sendo oportunidades para os agricultores de Bento a implantação de agroindústrias de laticínios, embutidos, mel, cana-de-açúcar, vinagre, entre outras ainda não exploradas no município. O extensionista comentou ainda sobre como o setor foi afetado pela pandemia e teve que buscar novos canais de comercialização, contando com o apoio da Extensão Rural.

Agroindústrias na Mostra Flores

Neste ano, a 11ª Mostra Flores e Feira Agroindustrial reúne os expositores em um único ambiente virtual. No portal da Mostra Flores (www.mostraflores.com.br) o consumidor encontra itens de moda, móveis, vinhos, agroindústria, casa e serviços. Quatorze agroindústrias familiares da região estão presentes no portal e podem ser contatadas para disponibilizar uma diversidade de produtos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.