CI

RS: Encontro Técnico da Fruticultura destaca cultura da banana

Buscando o fomento e a qualificação da fruticultura no município de Caiçara em Encontro Técnico


Foto: Divulgação

Buscando o fomento e a qualificação da fruticultura no município de Caiçara, especialmente do cultivo da banana, um Encontro Técnico foi realizado na tarde desta quinta-feira (29/07), na propriedade da família Diedrich. A atividade, promovida pela Emater/RS-Ascar - vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) -, Prefeitura e Sicredi, reuniu produtores e lideranças para promover o conhecimento e instigar a cultura.

O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, realizou uma agenda pela região nesta quinta e sexta-feira e acompanhou o encontro em Caiçara. Sandri destacou seu encantamento pelo cultivo de banana desenvolvido na encosta do Rio Uruguai, uma produção que gera renda para muitas famílias e traz desenvolvimento para o município.

O produtor Paulo Diedrich é o idealizador dessa ideia. Primeiramente, a produção de bananas começou pequena, produzindo na propriedade. Com o passar dos anos, ele buscou novos parceiros para ampliar o seu negócio e iniciou um projeto de cultivo coletivo de bananas. Hoje, são dez famílias trabalhando na produção de bananas e comercializando especialmente para mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Além do avanço no número de famílias envolvidas com a produção de bananas, a atividade vem evoluindo na questão tecnológica também. Durante o Encontro Técnico, foi inaugurado o sistema de irrigação recentemente instalado na propriedade.

A atividade realizada na propriedade Diedrich proporcionou aos visitantes um momento de troca de experiência e conhecimento sobre o cultivo da banana. Paulo contou a história da propriedade, como iniciou o projeto, os investimentos realizados e os avanços alcançados até agora. Nessa região, o município de Caiçara tem se tornado referência na produção de bananas em decorrência da atividade iniciada na propriedade Diedrich.

Prestigiando a atividade técnica, estiveram presentes o prefeito de Caiçara, Daniel Coelho dos Santos, os gerentes regionais da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz e Cleomar de Bona, a equipe de extensionistas rurais de Caiçara, e demais lideranças municipais e produtores rurais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.