CI

RS: estratégias para bovinocultura leiteira pautam reunião técnica em Brochier

O encontro teve o objetivo de promover a troca de experiências a respeito do manejo da cigarrinha na cultura do milho


Foto: Divulgação

Um grupo de agricultores esteve reunido na última terça-feira (05/10) na propriedade do produtor Jeferson Kirsten, de Brochier, para uma reunião técnica sobre estratégias para a bovinocultura leiteira. Organizada pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, e pela Secretaria Municipal de Agricultura, o encontro teve o objetivo de promover a troca de experiências a respeito do manejo da cigarrinha na cultura do milho e sobre a gestão zootécnica das propriedades.

Na primeira parte da atividade, o extensionista da Emater/RS-Ascar Alano Tonin destacou o enfezamento na cultura do milho, doença provocada pela cigarrinha (que é o seu vetor), e que tem preocupado os agricultores, já que as perdas podem chegar a 100% de acordo com a cultivar. Entre os sintomas provocados pela praga estão redução do crescimento, do desenvolvimento e do volume radicular, enfezamentos pálidos e vermelhos, má-formação de espigas, grãos chochos, entrenós curtos, baixa estatura das plantas e doenças vasculares.

Em sua fala, Tonin também ressaltou o ciclo de vida do inseto, as formas com que ocorrem as infecções, como ela se propaga e qual pode ser a sua duração. Além disso, apresentou medidas profiláticas, que vão desde eliminar plantas de milho espontâneas, passando por evitar semeaduras sucessivas em áreas muito próximas, até realizar o monitoramento e o controle do vetor. Neste ano as condições climáticas com poucas chuvas favoreceram o surgimento da cigarrinha e como ela se prolifera muito rapidamente é importante estar atento para a adoção de medidas estratégicas de controle, explica Tonin.

A segunda parte da atividade contou com palestra com o tema Gestão Zootécnica de Propriedades Leiteiras, ocasião em que o médico veterinário Ronaldo Pagliarini apresentou as funcionalidades do aplicativo Gestor RP, que visa à gestão da produção leiteira. Por meio do aplicativo é possível lançar e consultar dados do rebanho leiteiro, gerando indicadores zootécnicos que permitem o gerenciamento e a tomada de decisão por parte dos produtores. Trata-se de um sistema que possibilita ter todas as informações sem a necessidade de anotações em papel ou planilhas de computador, inclusive quando se está offline, afirmou Pagliarini.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.