CI

RS: Plantas bioativas foram tema de curso em São Domingos do Sul

As plantas medicinais, aromáticas e condimentares foram o tema central do Curso Básico


Foto: Divulgação

As plantas medicinais, aromáticas e condimentares foram o tema central do Curso Básico, realizado nesta terça-feira (14/06), no município de São Domingos do Sul. A atividade foi fruto da parceria entre Emater/RS-Ascar e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e aconteceu na comunidade Santa Gema.

Durante a manhã e à tarde a extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Doriana Miotto, falou sobre as plantas Bioativas, sua história, identificação e cuidados no uso, além de formas de uso e preparo. Participaram cerca de 20 pessoas que interagiram principalmente na prática de identificação das plantas.

Para a agente de saúde de São Domingos do Sul, Elizandra Klaus, o curso foi muito importante. Ela, que trabalha no interior, ressalta que no dia a dia percebe que muitas famílias têm a sua horta e suas plantas medicinais, mas muitas vezes não sabem utilizar as plantas e fazem uso de forma incorreta. "Podemos passar essas orientações, ressaltando os cuidados e as interações medicamentosas. O conhecimento sempre é bem-vindo, porque na prática do dia a dia a gente utiliza muito com as famílias", destacou.

A extensionista da Emater/RS-Ascar de São Domingos do Sul, Juliane Rezende, considerou o momento muito importante, visto que já há, no município, uma legislação de política pública, porém não está sendo executada. "A ideia foi iniciar um processo de sensibilização e mobilização, para resgatar a política pública e, quem sabe, incluir a proposta de Farmácia Viva, no sistema de saúde do município. Temos como objetivo proporcionar apoio para produção das plantas, não apenas o uso. Enquanto a gente fomenta a segurança da informação para chegar na população, também queremos fomentar produtores a produzirem as plantas de forma correta, para termos alternativas de produtos, pois é uma cadeia significativa, e que será necessária a partir da implantação da política pública", explicou a extensionista.

De acordo com a gerente regional adjunta, Rozimeri Alves Galante, que acompanhou o curso, houve uma grande aceitação pelo grupo participante. "Havia muitas pessoas já conhecedoras das plantas, que fazem uso e produção das mesmas. Outro momento importante foi a troca de espécies de mudas de plantas. Foi possível perceber a grande satisfação pela troca de experiências, trabalho e informações que ocorreu ao logo do dia", avaliou Rozimeri.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.