CI

RS: primeira agroindústria de Embutidos é inaugurada em Aceguá

Durante a tarde desta terça-feira (22/12) foi inaugurada a primeira agroindústria de embutidos em Aceguá


Foto: Divulgação

Durante a tarde desta terça-feira (22/12) foi inaugurada a primeira agroindústria de embutidos em Aceguá. Através de uma solenidade, o estabelecimento Princesa da Serra, dos proprietários Carlos Adão Rodrigues e sua esposa Alice Porciúncula Teles, contou com a presença do prefeito Gerhard Martens, o vice-prefeito Julio Cezar Monteiro, o prefeito eleito Marcus Vinicius Godoy, a vereadora eleita Jaqueline Ferreira, o estagiário da Faculdade IDEAU Hans Plates e a assistente administrativa Taís Priebe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

O processo de legalização, realizado pela SMDE, foi conduzido pelo Diretor Técnico Bruno Paulino e o Médico Veterinário Fiscal do Serviço de Inspeção Municipal, Douglas Fischer. Já o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Aceguá, através dos extensionistas rurais Roberta Medina, Ricardo Medeiros e Luana Alves, ofereceu aos proprietários, orientações sobre a legislação sanitária, tributária e ambiental, auxílio na elaboração de rótulos, análise da água, encaminhamento para o curso de Boas Práticas na Fabricação de Alimentos e apoio à comercialização. A realização de exames microbiológicos do produto contou com a parceria do Frigorifico Marfrig, Prefeitura de Hulha Negra e o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (DAEB).

Dentre os embutidos, a linguiça é uma das mais populares atrações da culinária brasileira. Os proprietários Carlos e Alice há cinco anos vem fabricando este produto e necessitam do cuidado e conhecimento para a escolha das carnes, o tempero na medida certa, a temperatura e o modo de preparo.

Segundo Luana, as técnicas adequadas na conservação de produtos cárnicos melhora as características do sabor, aroma e consistência dos produtos, além de favorecer a preservação dos valores nutritivos e obtenção de sabores especiais, em produtos curados como embutidos e defumados. Transformar matérias primas alimentares em produtos de longa duração, saudáveis e adequados ao consumo humano é o principal objetivo da agroindustrialização, além de agregar valor aos produtos, amplia o mercado, gerando empregos e novas receitas ao município,explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.