RS: Venâncio inaugura banco de sementes crioulas
Evento teve como novidade a elaboração e criação do banco comunitário de sementes crioulas
Quem esteve presente no encontro no turno da manhã pôde conferir a abertura oficial e aprender com palestras técnicas ministradas no plenário da Câmara de Vereadores do município. Na parte da tarde, o evento teve continuidade no colégio.
Uma das grandes conquistas a ser destacada, segundo Clóvis Schwertner, professor da escola e um dos organizadores do evento, é o primeiro banco de sementes de Venâncio, localizado em um espaço nos fundos do colégio, o qual, no momento, já possui cerca de 80 quilos de sementes. O objetivo é mantê-lo, no início, com as de milho e feijão, depois, expandir para outras variedades.
O objetivo do banco é fornecer sementes tradicionais que se perderam com o tempo. São diferentes, não possuem agrotóxicos e resultam em uma alimentação mais saudável
O banco funcionará através de trocas, por exemplo, quem desejar adquirir cinco quilos de sementes de milho, deverá fornecer 15 quilos de outras, pois a quantidade a ser devolvida deve ser três vezes maior do que a retirada. Podem trocar as sementes pessoas de Venâncio Aires, bem como, regiões próximas.
PROCEDIMENTO
Clóvis ressalta que na primeira quinzena do próximo mês, as entidades apoiadoras do evento se reunirão para definir quem ficará responsável por manter o controle e organizar o banco de sementes. Quando isso ficar definido, as pessoas poderão começar a trocar os produtos. Ainda destaca que o banco também terá um acompanhamento técnico para manter as sementes naturais. 'Nós pensamos na qualidade do produto e não na quantidade, porque as crioulas e tradicionais produzem menos, mas têm mais qualidade', observa.
Em relação à inauguração do viveiro de mudas nativas, este recebeu o nome de Professor Alexandre de Moraes Gonçalves, já falecido, em função de toda a contribuição dele voltada à agricultura e ao meio ambiente para com a escola. O viveiro contém cerca de 600 mudas e cada unidade poderá ser trocada por outra, por isso, não terá custo nenhum para quem se interessar em adquiri-la. O espaço, também localizado nos fundos da escola, ficará sob responsabilidade dos alunos, que se encarregaram de manter o local e plantar as sementes. A fim de reaproveitar e contribuir com o meio ambiente, algumas mudas foram colocadas dentro de caixinhas de leite.