CI

RS estabelece plano contra gafanhotos

Medidas estipulam meios de controle dos insetos caso entrem no Estado


Foto: Pixabay

A Argentina já eliminou 80% da nuvem de gafanhotos que está sobre o país e planeja novas aplicações na província de Entre Rios. Aliado a isso as temperaturas mais amenas que estão de volta ao Rio Grande do Sul desde sábado não favorecem a migração dos insetos. Como forma de prevenção o Estado gaúcho editou uma Instrução Normativa que estabelece um plano de emergência em caso de entrada da praga.

A IN Nº 17/2020, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) dispõe sobre as medidas de defesa sanitária vegetal relativas à supressão e ao controle de surtos do gafanhoto migratório sul-americano.

Considerando os possíveis danos às culturas agrícolas foi instituído um Comitê de Emergência Fitossanitária além de determinar uma Rede de Vigilância para Notificação de Surtos de Schistocerca cancellata , composta pelas Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDA) da SEAPDR, Escritórios de Defesa Agropecuária (EDA) da SEAPDR e Escritórios Municipais da Emater no Estado. A notificação é obrigatória e pode ser feita por produtores rurais, trabalhadores da agricultura e residentes dos municípios.

Caso comprovado um surto poderão ser feitas aplicações aéreas e terrestres de agrotóxicos autorizadas de acordo com a legislação.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.