CI

RS semana inicia com chuva e previsão de geada

A partir do fim de semana, a temperatura voltará a subir


Foto: Nadia Borges

Uma sequência de frentes frias traz chuva mais frequente ao Rio Grande do Sul e paralisa momentaneamente as atividades agrícolas na Metade Norte do Estado. Destacamos acumulado de 45 milímetros em Venâncio Aires, 35mm em Lagoa Bonita do Sul e de 25mm em Ijuí.

De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), a chuva prosseguirá nesta segunda-feira (27) sobre a Metade Norte do Estado, mas a partir de terça-feira (28), todo o Rio Grande do Sul passará por um período de tempo seco e formação de geadas nas primeiras horas da manhã. A mínima varia entre 0°C e 3°C no Centro, Oeste e Sul do Estado.

No decorrer da terça, no entanto, a chuva perde força e o tempo ficará firme, com bastante nebulosidade no Norte do Estado. Regiões como Fronteira Oeste, Campanha e Sul não devem ser atingidas pela chuva por conta do avanço de uma massa de ar frio e seco, que favorece o declínio acentuado nas temperaturas. A mínima no Estado deverá ser de 2°C em municípios como Nova Petrópolis e Quaraí, enquanto a máxima será  de 20°C prevista para ser registrada em Marcelino Ramos.

A chuva começar a  perder força na quarta-feira e e uma nova massa de ar frio avançará pelo Estado. A quarta inicia ainda com condição para pancadas isoladas de chuva nas áreas de divisa com Santa Catarina, mas que perdem força no decorrer do dia, dando lugar ao sol. 

A partir do fim de semana, a temperatura voltará a subir. A formação de um bloqueio atmosférico manterá o tempo seco e a temperatura mais elevada até pelo menos o fim do primeiro decêndio de agosto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.