CI

Rússia x Ucrânia: lavouras de boas a excelentes

O clima mais seco e quente favoreceu o enchimento das lavouras de verão após as chuvas recentes


Foto: Nadia Borges

A condição climática recente no no leste Europeu revelou mudanças significativas que favoreceram o desenvolvimento das culturas de verão. De acordo com o boletim semanal do USDA, o clima seco e mais quente acelerou a maturação das culturas de verão no sul e, simultaneamente, estimulou os estágios de enchimento no norte.

Na sequência das chuvas moderadas a intensas, o tempo firme veio como um fator positivo para o enchimento e a maturação do milho, soja e girassol em regiões como Moldova, Ucrânia, Belarus e oeste da Rússia. 

Chama a atenção a ocorrência de algumas precipitações, variando entre 2 a 25 mm, mais concentradas nas porções mais ao norte e leste, bem como no Distrito Central do Sul. Entretanto, vale mencionar que a maioria das principais áreas de cultivo de verão permaneceu sem precipitações.

As temperaturas demonstraram um aumento significativo, registrando marcas na casa dos 30°C na porção sul da região. Essas temperaturas mais elevadas ficaram concentradas em áreas mais ao sul e leste da Rússia, além de Belarus e noroeste da Ucrânia, com registros de 3-6°C acima da média.

É importante destacar que, apesar de várias áreas de cultivo de verão na Rússia terem enfrentado ondas de calor extremo desde o início de agosto, um julho chuvoso foi fundamental para que culturas como milho e girassol pudessem resistir às altas temperaturas. As exceções ficam por conta das localidades mais secas no Distrito do Norte do Cáucaso, como em Stavropol, e algumas partes do Distrito do Sul.

A qualidade das lavouras é observada com os dados por satélite, através do Índice de Saúde da Vegetação (VHI). O monitoramento aponta um vigor de cultivo entre bom a excelente em grande parte do oeste da Rússia, com destaque para um índice VHI substancialmente melhorado em relação ao mesmo período do ano anterior, mesmo nas áreas de cultivo mais ao sul, bem como em setores da Ucrânia. 

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.