CI

Safra 20/21 do tabaco começa a ser colhida

Produtores já iniciaram a secagem enquanto outros nem comercializaram a safra anterior


Foto: Marcel Oliveira

A safra 19/20 de tabaco ainda está sendo comercializada com pressão da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) fazendo pressão para que a indústria compre todo o volume contratado. 

Enquanto isso fumicultores que plantaram variedades de inverno de Virgínia começaram a colheita da safra 20/21. No interior de Passo do Sobrado, no Rio Grande do Sul, as primeiras folhas já estão em secagem. A expectativa é concluir toda a colheita ainda durante a primavera para evitar danos do calor de dezembro.

Os produtores que colhem no verão estão na fase de implantação das lavouras e, alguns mais avançados, na salitragem. Para esta safra entidades recomendaram a diminuição de área para aumentar a competitividade. A Afubra ainda não tem um levantamento oficial da área total que deve ser plantada.

Em 2019 foram 290.9 mil hectares nos três estados do Sul.  A atividade está presente em 556 municípios, sendo exercida por cerca de 150 mil pequenos agricultores.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.